O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, apesar de todas as partes do nosso organismo terem a sua própria função e a sua própria importância, é fato que ele tem papeis extremamente essenciais para o funcionamento saudável do corpo humano. Para se ter um maior esclarecimento, o fígado está localizado na parte direita do corpo de uma pessoa, ele é anexo do sistema digestivo humano apesar da sua localização ser mais acima do que de outros órgãos que fazem parte desse sistema.
O fígado tem muitas funções que são essenciais, tais como a função de purificação de moléculas e filtragem de toxinas, por exemplo, coisas que se come e que possuem componentes que podem fazer mal como corantes, etc., irão passar pelo fígado para que sejam purificadas, isso indica duas coisas principais, uma é que o corpo humano é incrível e tem um sistema todo preparado para se auto proteger e se auto preservar e indica também que quando se tem uma alimentação “ruim” o fígado é um dos primeiros órgãos e ser sobrecarregado.
Fígado
O que acontece quando o corpo humano tem excessos em relação ao que se consome, seja bebidas ou alimentos, é que o próprio organismo vai tentando se reequilibrar e ele até tem meios para isso, mas esses meios são até certo ponto eficazes porque uma vida constantemente desregrada e que está repleta de má alimentação, de maus hábitos, etc., irá exigir demais do corpo de uma pessoa.
O organismo está preparado para lidar com um excesso ou outro que não sejam constantes, que não sejam todos os dias, mas muito mais do que isso, do que esse ritmo já pode gerar desequilíbrios e certas consequências em forma de doenças para as pessoas. Muito desse desequilíbrio passa pelo fígado que tenta aumentar sua carga de trabalho para purificar e equilibrar o máximo possível do corpo da pessoa em questão, isso sobrecarrega o órgão e pode passar a criar consequências de diversos tipos, que podem ser dentro ou fora do fígado.
Há muitas outras funções do fígado como a função de armazenamento de energia, os alimentos que alguém consome passa por diversas etapas de transformação da forma mais positiva possível para o organismo, até o ponto que se torna como se fosse uma molécula de energia, isso fica armazenado no fígado e quando o corpo precisa é enviado da maneira mais adequada para cada situação, se está falando sobre o glicogênio.
O fígado também influencia no metabolismo de diversas substancias, no armazenamento de nutrientes e na síntese de algumas proteínas, além de tudo isso ele ainda produz a bile, material o qual é imprescindível para uma boa digestão, existe quem imagine que a bile é produzida na vesícula biliar, mas ela apenas é armazenada no local. Existem certas doenças que podem ser ocasionadas por motivos de má alimentação, excessos de todos os tipos relacionados à hábitos não saudáveis ou por outras questões, quando isso ocorre em uma pessoa podem haver sintomas ou não.
A longo prazo é possível identificar mais facilmente os sintomas, em um prazo de tempo mais curto isso já pode ser mais ou menos evidente de acordo com o caso especifico de uma pessoa. Ao contrário de outros órgãos dos seres humanos, onde ao menor sinal de desequilíbrio existe uma dor que vem junto com isso, o fígado pode não trazer a dor imediatamente no início, isso porque é um órgão que não tem nervos por dentro, apenas ao seu redor na sua camada de proteção e por isso ter o sentir da dor é mais complicado, essa “dor” é percebida mais quando ela está mais próxima ao redor dele.
Quando se sente ela está localizada na parte alta do fígado à direita, apesar disso, outros sintomas e sinais podem ser notados mais rapidamente, entre eles estão a náusea, os vômitos, a fadiga uma vez que os problemas no fígado podem causar muita sensação de cansaço ou sono, porque o corpo entende que precisa armazenar mais energia, porém isso pode mudar de caso para caso e de origem para origem, mas é um sintoma possível, a coloração amarela nos olhos ou na pele é um sinal de alerta também, tal como as dores de cabeça constantes.
O que Pode Acometer o Fígado
Algumas situações de doenças podem acometer o fígado, dentre elas uma das que aparece com um pouco mais de frequência é a cirrose, uma situação que é propícia a se agravar quando ocorre o consumo exagerado de bebida alcoólica. As hepatites também são doenças relacionadas ao fígado, elas também têm sinal de alerta com os sintomas descritos acima e tem como um de seus grandes sintomas o amarelamento da pele e de algumas regiões da parte dos olhos.
O câncer no fígado pode atingir algumas pessoas também, é uma outra questão que deve ser prevenida, ele atinge principalmente pessoas que tenham o que cientificamente é conhecido como cirrose hepática, tal como em outras questões relacionadas ao fígado, no inicio pode não haver sintomas totalmente ou parcialmente, porém com o passar do tempo uma dor abdominal pode acontecer, uma dor na barriga, a perda de peso entre os doentes é muito comum e mais uma vez o amarelamento da pessoa.
Quando uma pessoa descobre algo desse tipo ela pode dar início ao seu tratamento que vai ser diferente de acordo com o caso, com a situação, com os meios disponíveis na região daquela pessoa, algumas vezes é preciso a sua transferência para uma região metropolitana, os tratamentos podem ser cirurgias, quimioterapia, entre outros pertinentes à situação.
Em relação ao período de vida que uma pessoa que seja atingida por esse tipo de enfermidade pode ter, isso vai depender de alguns fatores também como as condições da saúde da pessoa no geral, como os tratamentos que ela e o profissional de saúde responsável resolvem adotar, também a eficácia que tem esse tratamento, entre outras coisas que devem ser levadas em consideração.
Em média através de estimativas sobre o assunto, parece ser mais provável que o tempo de vida fique por volta dos 5 anos, porém muitas pessoas podem viver bem mais do que isso, inclusive se curarem para sempre e viver uma plena e longa vida, essa área da medicina não tem como fornecer informações exatas quanto à isso, mas sim valores com base em casos já estudados e acompanhados.
O câncer no fígado é ainda uma doença bem rara no mundo e também no Brasil, ela acomete poucas pessoas perto do tamanho da população global e também da população do país, mas isso não quer dizer que não mereça atenção ou que não mereça o cuidado.
O fígado como um todo é um órgão que deve ser cuidado e preservado, como? Mantendo hábitos saudáveis, cuidando da saúde do corpo da melhor maneira que for possível, preservando costumes benéficos, dessa forma, pois outras doenças relacionadas à ele podem não ser tão raras assim e estão bem ligadas a hábitos duvidosos como bebida alcoólica, fumo e má alimentação, cuidar é sempre a melhor e a mais prática solução que você pode ter, além disso, se tiver a oportunidade de fazer check ups e passar no médico para a manutenção de exames de tempos em tempos, assim o faça, pois o melhor que qualquer pessoa pode fazer é cuidar de si e cuidar bem, porque o nosso corpo merece um bom tratamento e um bom cuidado.