Pesquisa Chinesa
Estudos realizados por cientistas da China, revelaram uma tendência nas crianças, que tiveram seus partos feitos com fórceps, de apresentarem problemas de comportamento, como agresssividade, por exemplo, na infância. As mulheres grávidas que tem partos estressantes, liberam uma maior quantidade de hormônios, como o cortisol,que pode estar associado a esse tipo de problema infantil. No entanto, vale ressaltar, que nem toda criança que apresenta distúrbios de comportamento, veio ao mundo, através do parto natural com fórceps. Outros fatores, devem ser investigados, se ela apresentar atitudes inadequadas, que sinalizem algum problema, ou uma inadaptação social, para que seja corretamente tratada.
Relação do Hormônio com o Comportamento
De acordo com os cientistas, que conduziram esse estudo científico,os problemas de comportamento como agressividade,depressão e deliquência, por exemplo, presente em algumas crianças, pode ter sido uma consequência da mãe ter sofrido um parto difícil, e estressante, liberando altas taxas do hormônio cortisol, que estaria possívelmente relacionado,com as psicopatologias das crianças. Porém, essas hipóteses levantadas, necessitam de um estudo científico mais complexo, que possam esclarecê-las, para que as crianças com algum tipo de transtorno de comportamento, obtenham um diagnóstico mais preciso, e tenham seu quadro clínico bem conhecido, pelo profissional especializado, responsável pelo seu tratamento psicoterapêutico.
Pesquisas Anteriores
Segundo estudos científicos feitos anteriormente, as taxas do hormônio cortisol no sangue, são mais baixos em crianças que nasceram por cesariana, ou parto normal, como escolha eletiva da mãe e do pai, e que não apresentarm nenhum sentimento de estresse na hora do nascimento do filho. Ao contrário, para os bebês que nasceram através de parto normal, com utilização de fórceps, ou equipamento de vácuo-extração, foram encontradas altas taxas de cortisol, na corrente sanguínea deles.Daí os pesquisadores terem deduzido que, pelo esforço traumático feito pelos profissionais para retirar o bebê do ventre materno, é que resultaram os problemas de comportamento posteriores.
Associação de Cortisol a Psicopatologias
Estudos científicos realizados,vem relacionando as psicopatologias das crianças aos níveis de cortisol, encontrados em sua corrente sanguínea, porém, mais pesquisas adicionais serão necesssárias, para que essa hipótese seja analisada com maiores detalhes, e para que não sejam cometidos possíveis erros de diagnóstico de psicopatologias infantis.
Para realizar essa pesquisa, os cientistas convocaram quatro mil, cento e noventa mil crianças, nascidas nas províncias do sul da China, na faixa etária de quatro até seis anos de idade, avaliando problemas como depressão, ansiedade, agressividade, défict de atenção, isolamento e delinquência, sendo constados pelos pesquisadores, que esses comportamentos eram mais frequentes nas crianças cujo parto, havia sido com fórceps. O grupo pesquisado, deveria ser bem maior e mais abrangente, com pessoas de várias nacionalidades, diversas faixas etárias, e grupos de controle. Em qualquer pesquisa realizada, a tradição cultural da população analisada, deve ser levada em consideração.