Possíveis Causas
Pesquisadores do Instituto Pasteur de Paris, na França, em parceria com os cientistas do Instituto da Infância de Londres, estão tentando achar as causas da fertilidade humana. Para isso, eles elaboraram um mapeamento de gens, em cerca de trezentos e quinze homens que não tinham produção adequada de espermatozóides.
Objetivo do Estudo Científico
O objetivo desse estudo era detectar, se havia alguma mutação nos genes que pudesse explicar a causa da infertilidade, tendo como foco para análise um receptor nuclear ligado à falta de esperma. Os cientistas encontraram sete casos de mutações genéticas que foram relacionadas, com o quadro clínico da esterilidade.Porém, apesar da descoberta, os especialistas em reprodução humana, ressaltam que não há ainda uma resposta, para a causa das mutações. De acordo com eles, pode haver influência de hereditariedade, ou algum estilo de vida específico, que a pessoa possa apresentar.
Dados Já Reconhecidos pela Ciência
Os cientistas ainda não podem comprovar com exatidão, se o celular pode ou não influenciar no processo de fertilização dos seres humanos. Porém alguns fatores já são conhecidos, como determinantes para a causar a infertilidade nos homens, por exemplo. Em uma recente pesquisa da USP(Universidade de São Paulo), feita com profissionais que ficavam muito tempo expostos à poluição dos gases veiculares, foi verificado que eles tinham um espermatozóide com uma qualidade menor do que os que não eram expostos aos poluentes. Outros problemas verificados, diziam respeito ao tabagismo e a obesidade, que são condições sempre apontadas como prejudiciais à saúde do indivíduo.
Comportamento Masculino
Os especialistas em reprodução humana assistida, ressaltam que o modo como os homens encaram o problema da infertilidade, é um dos entraves para os tratamentos de fertilidade. Os indivíduos do sexo masculino, sempre acham que o problema da esterelidade não é deles, e tem muito mais dificuldade em enfrentar o diagnóstico e tratamento, do que as mulheres, demorando mais a procurar acompanhamento médico, o que pode agravar seu quadro clínico, tornando o problema mais sério.
Orientações para Uso do Aparelho Celular
Pelas incertezas que há ainda, em torno da relação de fertilidade e uso do aparelho celular, os especialistas aconselham cautela no uso do telefone móvel, principalmente por casais em idade fértil e que querem engravidar. Apesar de não haver comprovação científica de que o telefone celular, traz riscos para a fertlidade humana, os especialistas orientam sobre o melhor modo de utilizá-lo.
Orientações Generalizadas
As orientações gerais, para quem deseja gerar um filho são as seguintes: Não ser tabagista, não consumir álcool em excesso, avaliar junto ao médico o uso de alguns medicamentos, como hormônios, antidepressivos e fazer o controle de peso, para evitar a obesidade.
Orientações para o Uso do Aparelho Celular
Os especialistas sugerem que: As pessoas devem evitar falar ao celular por mais de quatro horas por dia, os homens devem evitar de levá-los nos bolsos das calças, perto dos testículos, tanto mulheres quanto homens, que usam o celular como meio de trabalho, o ideal é usar um microfone, para manter o aparelho a 1m de distância dos indivíduos, pois o campo eletromagnético, que é emitido por sua antena, é mais forte nesse raio.
Salete Dias