Fatores que Impedem a Perda de Peso

Pessoas que Não Conseguem Emagrecer

Muitas pessoas que mesmo seguindo uma alimentação saudável e balanceada, além da prática de atividades físicas, mesmo assim, apesar de todo esse esforço não conseguem emagrecer. Segundo especialistas certos aspectos, como alguns tipos de medicamentos e fatores hormonais, podem estar contribuindo para que esse esforço não esteja surtindo o efeito desejado.

Condições que Podem Fazer as Pessoas Engordarem

Fatores que Impedem a Perda de Peso

Fatores que Impedem a Perda de Peso

Os especialistas reforçam o conceito de que há determinadas condições, que podem fazer as pessoas engordarem, como as mudanças hormonais, ou até estados emocionais , que parecem a princípio, não terem relação com a perda de peso, podem contribuir para dificultar o emagrecimento dos indivíduos.

Estado Emocional das Pessoas

Períodos

Períodos

Os especialistas orientam que o estado emocional em que a pessoa se encontra, pode proporcionar a produção de cortisol, que é um hormônio muito importante na atuação das respostas dos indivíduos às situações consideradas perigosas. Se produzido em excesso, esse hormônio pode favorecer o aumento do acúmulo de gordura, além de promover a redução das reservas da massa de músculo. Além disso, quando as pessoas estão muito estressadas, costumam se alimentar de comidas ricas em gorduras, que são muito calóricas, ou carboidratos refinados, que normalmente resultam na sensação de mais fome.

Período de Sono

Distúrbios

Distúrbios

O período que a pessoa dorme, também tem relação com os quilos que pretende perder. De acordo com estudos científicos, as noites mal dormidas, podem causar a inibição do hormônio da saciedade conhecido como leptina, além de favorecer a liberação da grelina que é um hormônio relacionado com a fome, ou seja, a sensação de saciedade demora a parecer, já que o apetite do indivíduo esta aumentado.

Um outro problema apontado pelos especialistas, que a falta do sono pode provocar é favorecer o aumento dos níveis de cortisol. O hormônio do crescimento também aparece em uma quantidade menor, causando prejuízo ao metabolismo e ao aumento da massa muscular.

Distúrbios na Tireóide

Uma glândula pequena localizada no pescoço, conhecida como tireóide,pode provocar uma doença conhecida como hipotireoidismo que é um distúrbio na glândula, que reduz a quantidade da produção dos hormônios T3 e T4 no organismo humano,e quando há deficiência desses hormônios,o metabolismo do corpo fica bem mais lento, fazendo com que ele já não gaste calorias da mesma forma, mesmo com a pessoa se alimentando da mesma maneira que antes, por isso os indivíduos que apresentam essa enfermidade,podem engordar mesmo comendo menos, e fazendo atividades físicas.

Além disso podem apresentar outros sintomas, entre outros, sonolência, queda de cabelo, pele seca, constipação intestinal, cansaço físico. Segundo os médicos especialistas, principalmente os indivíduos do sexo feminino que apresentam hipotireoidismo, costumam ter a produção em excesso de dois hormônios, um deles é a testosterona e o outro é a insulina, e todos os dois favorecem o aumento de peso corporal. A insulina atua aumentando a vontade de comer alimentos doces, e provocando o aumento do apetite, enquanto a testosterona causa o acúmulo de gordura na região abdominal da pessoa.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *