Queimados

Pessoas que sofrem de alguns tipos de queimaduras, costumam necessitar de alguns cuidados especiais, como por exemplo, observação após o processo de queimadura, tratamento, e consultas que serão realizadas sequencialmente para observar como a pele do paciente se comportará aos processos realizados.

Queimaduras podem ser um grande problema na vida de uma pessoa, levando em alguns casos, a um processo de desenvolvimento de baixa autoestima, problemas relacionados a aceitação de seu corpo, e claro, problemas também voltados para a situação em que o processo de queimadura se deu. É mais comum, que vejamos em nossos dia-a-dias, pessoas reclamando de certos tipos de queimadura de sol ou queimaduras que são adquiridas na cozinha, por conta de água ou óleo quente, e temos que entender de qual forma esse processo deverá ser tratado, para que haja então um melhor tratamento e recuperação da pele do paciente.

Existem diversas causas de queimaduras, níveis e também diversos tipos de tratamentos, que irão se diferenciar entre si, analisando cada caso em particular. Para entender de uma forma melhor com irá funcionar cada um desses passos, vamos analisar de forma mais completa quais são os tipos e níveis de queimaduras que podem existir, seguindo em diante, os tratamentos e como cada paciente deve se comportar, para que sua recuperação seja ainda mais rápida.

Os Tipos De Queimadura

Existem queimaduras que podem ser classificadas e chamadas de técnicas, ou seja, quando uma fonte de calor como líquidos (água), fogo ou até mesmo vapores e objetos quentes acabam causando na pele de um paciente uma queimadura.

O segundo tipo de queimadura é chamado de queimadura química, e engloba fatores como substâncias químicas em si que através de roupas ou não, poderão levar o paciente a desenvolver um processo de queimadura em seu corpo.

O último tipo de queimadura é chamado de queimadura causada por eletricidade, e é realizada a partir do processo de descarga elétricas, ou choques.

As queimaduras, poderão ainda ser divididas em níveis segundo a profundidade que irão atingir na pele do paciente.

A Queimadura De Primeiro Grau

Essa é queimadura que muitas pessoas acabam chamando de superficial, já que não atinge a camada mais profunda da pele do indivíduo, envolvendo apenas a camada da epiderme, ou seja, a parte mais superficial de toda a nossa pele. A maioria dos sintomas referentes a esse tipo de queimadura, são voltadas para certa ardência no local, aparecimento de vermelhidão na região. Esse é um tipo de lesão que acaba fazendo com que a pele do paciente não apresente bolhas ao longo da região atingida pela queimadura.

Cerca de três até seis dias após o ocorrido, já é possível notar que não haverá outros tipos de lesões na região, dores, e também o processo de vermelhidão. Por ser a fase inicial ou supérflua de um processo de queimadura, é o tipo que apresenta uma recuperação mais rápida, e geralmente não precisará ser levada até um médico para maiores exames.

A Queimadura De Segundo Grau

Queimadura De Segundo Grau

Queimadura De Segundo Grau

Esse já é um tipo de queimadura mais complexa, que irá diretamente exigir a presença de algum especialista para uma análise mais profunda. A sociedade brasileira de queimaduras, define que existem dois diferentes tipos de queimaduras de segundo grau, a supérflua e a profunda. As queimaduras supérfluas de segundo grau, envolvem um pouco maus de camadas além da epiderme do paciente, e que agora, diferentemente da primeira, irá apresentar o aparecimento de bolhas ao longo da região atingida. O processo de cura também é considerado mais complexo, já que o tempo para que as camadas se recuperem será bem maior do que nas queimaduras de primeiro grau.

As queimaduras de segundo grau, chamadas de profundas comprometem toda a região da derme do paciente, e que em alguns casos poderão ser confundidas com a de terceiro grau. Nesse tipo de queimadura, o risco de destruição completa dos nervos da região acabam sendo mais considerados, fazendo com que um acompanhamento médico seja necessário de forma muito imponente no tratamento do paciente.

Um dos sintomas que podem fazer om que você perceba que a queimadura em sua pele é classificada como segundo grau profundo, é o ressecamento que a pele irá representar na região, além de claro, as dores bem mais fortes e constantes.

Diferentemente das queimaduras de primeiro grau, a queimadura de segundo grau profundo, poderá fazer com que haja cicatrizes após o processo de tratamento da lesão estar finalizado.

A Queimadura De Terceiro Grau

Essas são queimaduras consideradas mais profundas e que causam grandes dores aos pacientes, fazendo com que os tecidos subcutâneos sejam atingidos diretamente e também os nervos da região sejam completamente destruídos, pode também atingir toda a estrutura óssea do paciente e os músculos.

A recuperação desse processo é considerada muito mais complexa, e todo o processo de tratamento deve ser acompanhado por um médico especialista em queimaduras, para um tratamento mais rápido e eficaz.

Queimadura De Terceiro Grau

Queimadura De Terceiro Grau

Os Tratamentos Para Queimaduras

Os tratamentos para pessoas que sofrem desses tipos de lesões irão variar bastante de acordo com a profundidade que a queimadura pode fazer ao corpo do paciente, mas nos casos mais graves, geralmente a internação médica é recomendada, para que acompanhamento médico possa ser feito de uma forma mais ativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *