Hipótese Levantada
Segundo pesquisa norte-americana, as crianças e adolescentes estariam sofrendo riscos de saúde quando eram expostos às radiações provenientes das máquinas utilizadas para fazer diagnósticos.
O estudo levou em consideração os efeitos dos equipamentos mais simples como os que fazem exame de raio X, até os mais complexos como os que fazem tomografias computadorizadas,onde foi detectado uma dose muito alta de radiação, cem vezes maior do que em um simples exame de raio X.
Como foi Realizada a Pesquisa
Os cientistas analisaram oito por cento dos participantes do estudo, que fizeram um exame de tomografia, enquanto cerca de quatro por cento deles fizeram os mesmos exames por um período de três anos.
A questão da exposição à radiação, já foi levantada por vários estudos científicos que analisaram os índices em adultos que haviam feito testes de imagem, porém essas pesquisas não abrangiam as crianças, que quando expostas podem apresentar sérios riscos ao seu organismo, sendo que o maior deles é contrair um tumor maligno pela exposição à essas radiações dos equipamentos dos exames.
Estudos Posteriores
Os dados coletados pelo estudo científico, não forneciam as informações necessárias sobre o motivo pelo qual as crianças e os adolescentes tinham se submetido a esses exames com exposição a radiações. Essa pesquisa é de extrema importância, pois informa uma referência sobre a quantidade de exames diagnósticos que estão sendo realizados com esses jovens.
Posição dos Pesquisadores
Os cientistas que realizaram esse estudo científico ressaltam que não estão aptos a afirmar que qualquer procedimento relativo a indicação para exames que exponham as crianças e os adolescentes às radiações dos exames diagnósticos, estão apropriadas ou não, pois cabe aos especialistas que estão acompanhando os jovens essas opções.
No entanto, ressaltam que determinados exames em adolescentes e crianças, só deveriam ser indicados se fossem absolutamente necessários para um correto diagnóstico. Porém, reconhecem que é difícil saber quando os exames tem de ser realmente feitos para confirmar ou refutar uma hipótese clínica. Os pesquisadores pretendem posteriormente utilizar os dados desse estudo, para que possam calcular de maneira adequada a quantidade de radiação que pode ser aplicada em crianças, sem causar danos à sua saúde.
A Instituição FDA ( Food and Drug Administration), que é um Órgão que regulamenta os remédios e produtos para alimentação nos Estados Unidos, já solicitou à vários fabricantes de aparelhos de tomografia computadorizada para colocar de maneira visível itens considerados de segurança aos equipamentos.
Muitas instituições organizacionais, já dispõem nos seus aparelhos esses itens para auxiliar na redução das doses de radiação nos exames em crianças e jovens. De qualquer maneira, cabe aos pais sempre ficarem atentos a pedidos de exames que envolvam radiação, para verificar se é realmente necessário expor seus filhos para se obter um diagnóstico. Se realmente houver necessidade, deve-se consultar os especialistas para verificar a possibilitar de ajustar a dose de radiação na hora do exame, se houver essa possibilidade.