Não é nenhum segredo que engravidar depois dos 40 é mais difícil do que quando a mulher estava com seus vinte anos, porém, não é impossível de ser conseguido.
Mais e mais mulheres estão adiando ter um filho até mais tarde na vida por uma razão profissional ou outra em particular, mas as vantagens de você ser mais velha é que é mais provável que você seja financeiramente estável e preparada para ter um filho. Este pode ser um grande aspecto de ter um filho após os 40 anos, mas o problema que iremos resolver é como ficar grávida.
O Diagnóstico da Infertilidade
Se você tem mais de 40 anos e vem tentado engravidar há pelo menos seis meses, sem sucesso, a maioria dos profissionais médicos consideram que você seja infértil. A infertilidade é diferente da esterilidade, pois ainda existe a possibilidade de você ter um filho, se você está infértil. Há muitas opções de tratamento para você, mas a primeira coisa que você deve fazer é procurar assistência médica.
Normalmente, a primeira coisa que um médico vai fazer é realizar um detalhado exame físico em você e no seu parceiro para afastar quaisquer condições médicas que estejam causando a infertilidade, e também o médico irá perguntar sobre seu histórico sexual. Haverá o planejamento de um tratamento a seguir, dependendo da sua situação, mas é nessa época que você e seu parceiro devem ter uma discussão sobre até que ponto você está disposta a tentar os tratamentos de fertilidade.
Fase Emocional Delicada
Tratar os problemas de infertilidade podem ser muito desgastante emocionalmente, bem como extremamente esgotante, em matéria financeira. Vai longe o aspecto emocional de um momento, muitos planos de seguro não cobrem os tratamentos de fertilidade, por isso você deve investigar o que o seu plano cobre. Este pode ser um fator decisivo para o quão longe você irá com os tratamentos de fertilidade.
Emocionalmente, você terá que decidir até onde você vai percorrer se os tratamentos não funcionarem de imediato. Por exemplo, tomar drogas para fertilidade é relativamente fácil, uma vez que é tomado por via oral. Mas outras drogas são injetáveis. Isso pode ser bom e você pode estar disposta a lidar com isso, mas e sobre a fertilização in vitro? Esta é mais invasiva e envolve muito mais gasto de dinheiro.
Se esse aspecto está bem, mas os tratamentos de fertilização in vitro não funcionam, o próximo passo pode ser a submissão dos métodos de tecnologia de reprodução assistida (ART). O ponto é esse; você deve se preparar mentalmente para a possibilidade de se decepcionar com os tratamentos que não estão funcionando. Ninguém quer ouvir as más notícias, mas para sua própria saúde emocional, é uma boa idéia se preparar agora ao invés de ser devastada depois que você fixar as suas esperanças em alguns tratamentos.