Novas Recomendações da OMS sobre o Câncer

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os exercícios físicos se praticados com regularidade poderiam diminuir em até vinte e cinco por cento, os casos de tumores de cólon e de mama. Essas atividades físicas deveriam ser realizadas em um mínimo e cento e cinquenta minutos, o que equivaleria a duas horas por semana.

Dados Estatísticos Coletados

Segundo os dados estatísticos que foram levantados no ano de 2008, mais de sete milhões de indivíduos chegaram a óbito em virtude de tumores malignos, sendo que desse total seiscentas mil pessoas eram portadoras de câncer de cólon e quatrocentas e sessenta mil mulheres foram afetadas pelo câncer de mama.

novas recomendacoes da oms sobre o cancer-1

Dados Estatísticos Coletados

De acordo com estudos científicos recentes, desse total de óbitos, cerca de três milhões estavam associados a total falta de exercícios físicos.

Sedentarismo Mundial

Há um cálculo que estima em torno de trinta e um por cento da população mundial seja sedentária, não praticando nenhum tipo de atividade física, o que faz com que essa ausência de exercícios seja apontada pelos cientistas como o quarto fator de maior risco dos indivíduos contraírem tumores malignos.

novas recomendacoes da oms sobre o cancer-2

Sedentarismo Mundial

No primeiro lugar, pela falta de treinos físicos está o risco de ter hipertensão arterial, seguido pelo vício do tabaco e em terceiro lugar pelo excesso de glicose na corrente sanguínea.

Causas Desconhecidas

Para os pesquisadores que estudam sobre a maneira como controlar o câncer, essa enfermidade poderia ser prevenida ou evitada, em virtude das causas que o provoca ainda não estarem esclarecidas pela ciência.

novas recomendacoes da oms sobre o cancer-3

Causas Desconhecidas

No entanto, não são feitas muitas atitudes no sentido de controlar a doença.

Prognósticos Não Muito Bons

Segundo a União internacional para o Controle de Câncer (UICC) todos os anos são diagnosticados cerca de doze milhões novos casos de tumores malignos. Oitenta por cento desse total aparecem em países que estão se desenvolvendo ainda, e a previsão é que esse número duplique até o ano de 2020. Ainda segundo essa Instituição, desse novos casos que surgiram dez por cento parece ter origem genética, e cerca de trinta por cento parece ter causa viral.

Recomendações da OMS

Diante desse quadro acima descrito, a Organização Mundial de Saúde decidiu estabelecer algumas recomendações que fossem adaptadas à cultura de cada país, no tocante às doenças respiratórias crônicas e diabetes, enfermidades cardiovasculares e cânceres, que são enfermidades responsáveis por cerca de sessenta por cento dos óbitos na população mundial. Os tipos de tumores malignos que mais causam mortes são: O de mama, pulmão, fígado, cólon, estômago. Segundo os pesquisadores é importante se discutir não só sobre como prevenir a doença, mas também como tratá-la.

Apesar de nos últimos anos ter havido um avanço da ciência em relação ao diagnóstico e a terapêutica dos casos de câncer, de acordo com dados estatísticos, somente dez por cento da população em todo o mundo tem acesso a esses procedimentos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *