Definição do Problema
A Intolerância à Lactose pode ser definida com uma reação do organismo que envolve o metabolismo e o trato digestivo do ser humano, causando uma incapacidade de ingerir a lactose, por um défict ou ausência da lactase, que é uma enzima intestinal responsável pela decomposição do açúcar do leite em carboidratos mais simples para que sejam melhor absorvidos pelo corpo da pessoa.
Diagnóstico Diferencial
A intolerância à lactose costuma ser confundida com alergia ou sensibilidade ao leite. A principal diferença entre elas é que a alergia consiste em uma resposta do sistema imunológico do organismo do indivíduo a um determinado nutriente do alimento,normalmente as proteínas presentes em sua composição.
A sensibilidade é uma resposta anormal do organismo humano, que provoca geralmente uma reação muito parecida com a alergia. Já a intolerância à lactose é uma reação que envolve o aparelho digestivo e o metabolismo, mas não está relacionada ao sistema imunológico da pessoa.
Causas da Intolerância à Lactose
Existem três processos diferentes que são responsáveis pelo aparecimento da intolerância à lactose, são eles: Deficiência Congênita da enzima lactase – É uma Anomalia genética bastante rara, que o bebê apresenta logo após seu nascimento.
Diminuição Enzimática secundária a Doenças do Intestino – É bastante frequente nos primeiros anos de vida do bebê e é originada pela diarréia decorrente da morte das células que são produtoras de lactase, deixando o organismo da criança com um déficit temporário da enzima até que haja reposição das células mortas.
Deficiência Primária – Também chamada de Deficiência Ontogenética é considerado a causa mais frequente na população e consiste numa tendência natural, com o passar dos anos, da redução da produção da lactase.
Devido a essas deficiências, a lactose que não foi digerida permanece dentro do trato intestinal e chega até o intestino grosso, sendo fermentada por bactérias presentes no local, produzindo os gases carbônico e hidrogênio e ácido lático. Há o aumento da retenção de água ou pressão osmótica, resultando em excesso de flatulência, cólicas intestinais, diarréia gasosa e ácida. Além do aumento do volume do abdômen da criança.
Sintomas da Intolerância à Lactose
De acordo com especialistas na área médica, os principais sintomas do problema são: Dores no abdômen, diarréias,náuseas , gases e um desconforto geral. A intensidade desses sintomas vai depender da quantidade de lactose ingerida que o organismo humano possa suportar.
Tratamento Para a Intolerância à Lactose
Até o presente momento ainda não há um tratamento específico para a intolerância à lactose. No entanto, quando há os sintomas do problema, eles podem ser controlados através de uma dieta alimentar. No caso dos recém-nascidos uma boa opção é o leite de soja, que não contém lactose. Os jovens e adultos com intolerância à lactose devem ter alguns cuidados com a alimentação ingerida.
Se o problema for devido a não digestão da lactose, a substituição do leite por queijos ou iogurtes pode ser uma boa opção. Porém, os especialistas em nutrição orientam que de uma maneira geral, quem tem intolerância à lactose mesmo nas várias classificações em que ela se apresenta, deve evitar o leite de vaca e seus derivados e investir em uma alimentação à base de cereais, verduras, carnes, ou leites de soja e arroz.