Pesquisa Realizada
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia, constatou que o café poderia ser um aliado na luta contra o diabetes, uma enfermidade metabólica, nas mulheres em virtude da possível influência que há da cafeína sobre os hormônios femininos.
Segundo esse estudo científico, se as pessoas do sexo feminino ingerirem cerca de quatro xícaras de café ao dia poderia haver uma redução nos riscos delas contrairem diabetes.
Investigação dos Pesquisadores
A proposta dos cientistas nesse estudo era verificar que fatores poderiam ser responsáveis, entre a população de mulheres que tinham por hábito consumir café, por reduzir os riscos dessas pessoas desenvolverem o diabetes tipo 2. Vale ressaltar que esses benefícios já tinham sido comprovados em estudos científicos anteriores. A pesquisa foi conduzida da seguinte maneira: Por dez anos os cientistas fizeram o acompanhamento de cerca de setecentas e dez mulheres, sendo que cinquenta por cento delas eram portadoras de diabetes e todas elas consumiam café com alguma frequência.
Os cientistas então observaram que o grupo que ingeria quatro ou mais xícaras da bebida por dia apresentavam índices maiores no sangue de uma proteína chamada SHBG, que é produzida no fígado da pessoa e tem uma relação com os hormônios sexuais estradiol e testosterona,e que segundo os pesquisadores protegem o organismo contra a diabetes tipo 2.
A relação que se dá é a seguinte: Quanto menor o índice de SHBG na corrente sanguínea, mais alto é o risco da mulher desenvolver ovários policísticos, que é uma complicação que está relacionada às mulheres obesas e às diabéticas.
Nova Análise Científica
De acordo com uma nova análise científica feita pelos pesquisadores, a cafeína presente no café que é consumido por pessoas do sexo feminino teria uma influência bastante significativa sobre a redução do risco delas apresentarem diabetes, numa proporção menor que cinquenta e seis por cento, por motivos que os cientistas ainda não puderam comprovar cientificamente.
Segundo os pesquisadores, não somente o diabetes é afetado pelos efeitos benéficos do consumo de diário de café. Outras evidências científicas apontam para a asma que é uma enfermidade que também teria seus sintomas amenizados pela cafeína presente nas xícaras de café consumidas.
Outros pesquisadores apostam na redução que a bebida também pode produzir diminuindo em cerca de vinte e cinco por cento, os sintomas do Mal de Parkinson.
Vale ressaltar que os estudos científicos servem de base somente para que os cientistas possam descobrir novas formas de combater determinado tipo de doença. Porém nada substitui a consulta a um profissional especializado, que possa fazer o acompanhamento clínico do enfermo e seu tratamento para amenizar os sintomas.
Portanto as pessoas do sexo feminino que são portadoras de diabetes podem ingerir até quatro xícaras ou mais de café por dia, mas não pode nunca deixar de consultar seu médico e continuar com a terapêutica prescrita por ele.