Respiração em Pacientes Escolióticos

A escoliose é uma doença que atinge uma parte da população mundial e existem algumas partes do tratamento que podem ser essenciais para que a mesma pode ser sentida de uma maneira mais suave no organismo do indivíduo. A respiração é um desses importantes passos, e pode ser considerada um dos principais fatores para que o paciente acabe sofrendo menos com o avanço da doença, assim como, uma possível recuperação de alguns quadros da doença.

Além de ser uma doença que causa diversos tipos de problemas para a região da coluna, além de também fazer  com que certas dores musculares sejam sentidas, a escoliose pode atingir também deforma muito direta a respiração do indivíduo, já que as deformações ósseas comprometem a expansão do pulmão, órgão principal para um bom funcionamento da respiração.

A Escoliose No Brasil

É possível perceber que no território  brasileiro, a quantidade de pessoas afetadas pelo avanço da doença, é grande, e de forma mundial, a doença atinja cerca de 4% da população.

Geralmente, essa doença acaba surgindo ainda na época da adolescência, mas o tratamento da mesma pode ser inicializado em qualquer fase da vida, mas o quanto antes esse processo se inicializar, maiores as chances de uma recuperação rápida e saudável do paciente.

O tratamento para as pessoas que sofrem de escoliose podem variar de diversas formas, como por exemplo por meio de remédios, que desempenham a função de fazer com que os sintomas da doença possam ser cessados, de certa forma. Porém, com o avanço da esma, apenas as medicações não são consideradas suficientes, podendo até mesmo fazer com que as dores da doença não sejam completamente cessadas e com isso, outros problemas surjam, devido a grande ingestão dos mesmos.

Além disso, a escoliose deve ser tratada também por meio de fisioterapias e RPG, modalidades que podem fazer com que as dores da escoliose não sejam sentidas, e com o passar do tempo, a posição dos ossos seja melhorada, já que esse é considerado o principal problema da doença, causando ao paciente mudanças em sua postura de forma definidas, em alguns casos.

Essas não são apenas as duas formas de tratamento da doença, e a mesma pode ser melhorada de diversas maneiras, sendo assim necessário recomendação médica, para que a mesma seja devidamente solucionada.

A Escoliose A Respiração

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a escoliose podemos entender a respiração e como a mesma pode ser considerada um fator muto importante para o avanço da doença, e também um processo de melhoria.

A escoliose quando apresenta o quadro mais elevado podem necessitar de intervenção cirúrgica para que a mesma possa ser tratada de uma forma mais fácil, e também, como uma forma de aliviar os sintomas sentidos pelo paciente.

A respiração é divida em dois tipos diferentes de fases, a fase ativa, ou a inspiração e também a fase passiva, da expiração.

A respiração deve ser tratada de uma forma muito intensa na fase de avanço da doença, já que pode ocasionar diversos problemas a saúde dos indivíduos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *