Foliculite
A foliculite é uma condição de saúde, ou melhor dizendo uma condição de patologia que se desenvolve no corpo humano e que pode ser causada não por 1, mas por alguns diferentes motivos. As causas da sua ocorrência podem ser uma infecção de origem fúngica, de origem bacteriana, pode ser também causada por algum vírus, ou ainda por causa de inflamação de algum pelo que se desenvolve em algum ponto do corpo humano, um pelo encravado por exemplo pode dar origem à uma foliculite.
A foliculite se assemelha a espinhas, parecidas com as que temos principalmente durante o período da adolescência. Elas são percebidas pelo aparecimento de um pontinho branco na pele, esse pontinho por sua vez, em geral aparece próximo aos pelinhos do nosso corpo. A foliculite normalmente não é algo grave, ela pode ser uma condição que só incomoda visualmente e que dá uma certa coceira, quando é assim ela se cura sozinha, no entanto, em alguns casos ela pode vir a se agravar e levar a maiores problemas.
Quando a foliculite é mais grave ela pode ficar em um formato que se assemelha a espinhas, só que maior, pode acontecer até mesmo a formação de um furúnculo e ainda uma das consequências é a liberação de pus no local, que pode até mesmo manchar roupas, ela pode se tornar uma ferida interna e pode ser preciso a intervenção médica, algumas vezes mais raras até mesmo intervenção cirúrgica. Quando a foliculite chega nesse estágio ela pode deixar a região bem sensível e com isso causar uma intensa dor física.
Tipos
Foliculite Estafilocócica: Essa infecção ocorre quando há a bactéria Staphylococcus aureus no local, geralmente essas bactérias entram na pele devido ao acontecimento de algum corte ou algo do tipo. Essas bactérias já estão presentes normalmente na nossa pele, mas quando elas têm a oportunidade de se tornarem internas elas podem causar a foliculite superficial.
Foliculite por pseudômonas: Pseudomonas aeruginosas também são um tipo de bactéria, mas elas não vivem na pele o tempo todo e sim em ambientes aquáticos, quando em contato com essas bactérias no seu habitat pode vir a ocorrer a infecção. As Pseudomonas aeruginosas podem viver em piscinas, banheiras, ofurôs, etc.
Foliculite da barba: Esse tipo de foliculite acontece no momento em que um homem faz a sua barba, isso porque a lamina das giletes pode causar irritação na pele e fazer com que alguns pelos ao invés de serem retirados eles sejam inclinados para o lado interno da pele, com isso aparece uma irritação superficial na região. No entanto, apesar de seu nome essa foliculite não se restringe a isso, pois ela pode aparecer em mulheres também, como uma reação aos processos de depilação, principalmente nas áreas mais sensíveis como a virilha.
Foliculite Ptirospórica: Esse tipo de foliculite é causado por uma espécie de fungo e ele causa as famosas espinhas, principalmente nos adolescentes, mas também em pessoas adultas. Ao contrário do que muita gente pensa ele não ocorre somente no rosto, mas também nos braços, nas costas e em outros locais.
Sicose barba: Esse tipo de foliculite é também causado pelo processo de barbear, mas nesse caso a infecção se torna mais profunda e também mais dolorida, normalmente chegando até a deixar cicatrizes.
Foliculite gram-negativa: Esse tipo de foliculite é causado por bactérias que são chamadas de gram negativas. O desenvolvimento dessa foliculite acontece principalmente por causa de tratamento a longo prazo com antibióticos, principalmente os que são usados para tratar a famosa acne.
Furúnculos e carbúnculo: Esse tipo de foliculite ocorre quando o estado da infecção já está bem avançado. Geralmente os agentes causadores dessas foliculites profundas são as bactérias estafilocócicas. O agravante é que a partir de um furúnculo pode-se desenvolver o carbúnculo que é quando surgem vários furúnculos juntos e então posteriormente eles até mesmo estouram formando uma ferida que pode levar à cirurgias.
Há ainda outros tipos de foliculite, mas esses são os principais, o mais interessante de conhecer sobre essa infecção é que no caso de aparecer alguma em você, o indicado é cuidar desde o começo e observar como ela irá cicatrizar, para que não chegue até o estágio de se tornar uma grande infecção interna, cuide de você e cuide do seu corpo.