As Substâncias
Algumas substâncias vem sendo estudadas faz algum tempo por pesquisadores, que constataram que há uma associação entre elas e a leucemia que é um tipo de câncer que ocorre no sangue. Entre as principais estão: O benzeno que é uma substância química muito utilizado em fábricas e indústrias de óleo e gasolina.
Vale ressaltar que houve um regulamento sobre a exposição a essa substância nas indústrias, diminuindo a ocorrência da doença. Um outro fator que pode estar relacionada à leucemia é uma infecção pelo retrovírus HTLV-1 que provoca o desenvolvimento da leucemia das células T nas pessoas adultas, afetando seu sistema imunitário.
Outros fatores apontados pelos pesquisadores são alguns produtos industrializados que podem alterar as células do sangue, como por exemplo o açúcar branco que se consumido em excesso acaba dificultando a absorção resultando na perda de minerais importantes para o organismo, favorecendo ao aumento dos radicais livres, que enfraquecem as células sanguíneas. Além disso outras substâncias como aditivos sintéticos nos alimentos, radiação ionizante, sulfito de sódio, nitrato de potássio , e diversas outras podem desencadear a leucemia.
Salete Dias