Preocupação com Obesidade e Diabetes

A quantidade de pessoas que desenvolve Diabetes melitus tipo 2 é assustadora nos dias de hoje e em parte isso se deve ao aumento da obesidade. Os médicos já estabeleceram uma relação intrínseca de um problema com o outro e por isso é mesmo é fundamental ter atenção ao que está fazendo parte da sua alimentação. Diabetes tipo 2 é uma doença muito séria que demanda uma série de cuidados com a alimentação e que pode acarretar entre outros problemas complicações cardíacas que levam ao óbito. Saiba mais sobre essa doença e sua relação com o sobrepeso.

O Que é Diabetes melitus Tipo 2?

Existem dois tipos principais de diabetes que é o tipo 1 (causado pela não-produção de insulina no organismo e que costuma se manifestar já na infância) e o tipo 2. O segundo tipo de diabetes se caracteriza pela produção de quantidade insuficiente de insulina (hormônio responsável por levar o açúcar para dentro das células) pelo organismo ou então pela resistência a mesma.

Qual a Relação de Diabetes e Obesidade?

Os especialistas já observaram que as condições que levam a obesidade também são responsáveis pelo desenvolvimento do diabetes tipo 2 que é o tipo de diabetes adquirido por maus hábitos alimentares e outros fatores ligados a saúde. Outro ponto essencial a ser considerado é que o organismo obeso tem excesso de gordura que acarreta em alterações na forma como o mesmo atua.

Um indivíduo sedentário e que possui maus hábitos alimentares tem mais necessidade de insulina em seu organismo o que pode contribuir para tornar esse hormônio menos eficaz. Sendo assim essa relação é definida da seguinte forma o indivíduo que é sedentário e obeso tem gordura acumulada em seu corpo o que torna possível a resistência à insulina. Quem ainda não desenvolveu diabetes pode começar agora mesmo uma dieta saudável e a prática de atividade física para fugir do problema e quem já desenvolveu a doença pode mantê-la controlada com as mesmas atitudes.

Outras Complicações

Se o diabetes e a obesidade já representam problemas sérios para a saúde do indivíduo saiba que esses dois problemas podem acarretar em outras enfermidades graves como, por exemplo, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, problemas psiquiátricos entre outros. Mantenha o acompanhamento médico para prevenir o desenvolvimento de doenças que podem mudar para sempre seu estilo de vida.

Dicas de Alimentação Para Prevenir Obesidade e Diabetes

Para evitar que esses problemas de saúde se instalem em sua vida a dica é manter uma alimentação balanceada dando prioridade para os carboidratos de lenta absorção pelo organismo. Obviamente não é possível cortar completamente os carboidratos refinados da sua dieta como os pães, massas e açúcar de forma geral, mas você pode reduzir. Manter a prática de atividade física como uma constante na sua vida é fundamental para evitar o acúmulo de sobrepeso.

Dicas de Alimentação

Dicas de Alimentação

Alimentação para Diabéticos

Pessoas que já desenvolveram o diabetes tipo 2 devem manter uma alimentação restritiva para evitar complicações do quadro. Nesses casos o recomendado é ter o acompanhamento de um nutricionista para elaborar um cardápio que seja versátil, saboroso e que contribua para manter a doença sob controle.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *