O coma alcoólico pode ser definido pelo quadro que se caracteriza por um indivíduo ingere bebida alcoólica de maneira exagerada. O corpo humano apresenta a propriedade de metabolizar o álcool, porém, quando ele é ingerido em excesso, as principais funções vitais do organismo humano são atingidas.
Segundo os especialistas, a quantidade de álcool que pode levar a pessoa ao estado de coma é variável, segundo o peso e gênero de cada um. Antes de entrar em coma, a pessoa costuma apresentar sintomas típicos da embriaguez, como por exemplo, dificuldade para falar, falta de coordenação motora, comportamento agressivo na maioria dos casos, agitação, olhos avermelhados e insônia.
Como socorrer pessoas com coma alcoólico
Os especialistas orientam que, em caso de coma alcoólico, a primeira providência a ser tomada é chamar socorro médico, verificar a pulsação da pessoa alcoolizada, afrouxar suas roupas, deitá-la de lado para ela não aspirar o seu vômito, e se caso ela venha a ter um parada cardíaca, uma respiração boca a boca deve ser realizada até que o atendimento dos profissionais de saúde chegue ao local.
Salete Dias