Cuidados no Tratamento da Hemodiálise

Acompanhamento Médico

Muitos pacientes se submetem ao tratamento da hemodiálise (é a filtragem do sangue da pessoa através de uma máquina que funciona fazendo o trabalho que o rim afetado pela insuficiência renal não pode fazer). A quantidade de diálises que a pessoa deve fazer é medida e analisada pelos especialistas para verificar se são suficientes para aquela pessoa em especial. Essa quantidade pode ser alterada, ou para mais ou para menos, diminuindo ou aumentando o número das sessões por semana. O fluxo do sangue que é filtrado pela máquina, o tempo de duração da diálise e o tamanho do dialisador (um filtro que auxilia o procedimento da hemodiálise), são aspectos importantes.

Cuidados no Tratamento da Hemodiálise

Cuidados no Tratamento da Hemodiálise

O especialista que acompanha o paciente com insuficiência renal crônica é que vai orientá-lo sobre o número de sessões de diálise que seu organismo necessita, a alimentação que deve ser consumida e a quantidade de líquidos que deve ser ingerida. Os principais objetivos do tratamento da hemodiálise são: proporcionar o bem-estar às pessoas evitando os inchaços desconfortáveis, manter a pressão arterial sob controle, e fazer com que os níveis de potássio e uréia que são detectados no exame de sangue estejam em uma taxa próxima à normalidade.

Cuidados com o Peso Seco

Tratamento

Tratamento

O peso seco nos pacientes que se submetem ao tratamento da hemodiálise é o peso ideal que a pessoa pode atingir sem sinais de inchaços, com pulmão e coração normais e, principalmente, com a sensação de bem estar geral. Depois de cada sessão de hemodiálise, o paciente é pesado e esse peso seco deve ser atingido pela pessoa.

Vale ressaltar que os pacientes não devem ingerir grande quantidade de líquidos entre as sessões, pois nesse caso, seu peso fica acima do peso seco, ocasionando na pessoa, além de uma grave falta de ar, inchaços nos membros e essas complicações vão perdurar até a próxima hemodiálise e, por isso, manter sempre o peso seco é fundamental para manutenção da saúde do paciente renal.

Os especialistas orientam que para retirar o excesso do peso na sessão de hemodiálise, o paciente poderá sentir náuseas, vômitos, cãibras e hipotensão arterial (baixa pressão arterial). Vale ressaltar que o médico que acompanha o paciente é a pessoa indicada para orientá-lo na manutenção de seu peso ideal.

Tratamento da Hemodiálise e uso e Medicações

Dialise

Dialise

A grande maioria dos pacientes com insuficiência renal que se submetem ao tratamento da hemodiálise fazem uso de algum tipo de medicação. Normalmente, são pessoas hipertensas e que se utilizam de remédio para o controle da pressão. No entanto, como a máquina da diálise costuma fazer com ocorra uma hipotensão nos pacientes, os especialistas orientam seus pacientes a não utilizarem o remédio para hipertensão no dia da sessão da diálise. Vale ressaltar que qualquer fármaco que a pessoa faça uso deve ser comunicado imediatamente ao médico responsável pelas sessões de hemodiálise.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • hum isso é d mais q coisa boa ajudar a gente a saber cm é isso direito

    manuela 5 de setembro de 2011 14:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *