Depressão – O Que é?
Uma doença que se caracteriza por causar mudanças do estado de humor daquele que se encontra doente. Uma pessoa em depressão passa muito tempo com uma tristeza demasiada que pode prejudicar o seu dia a dia. É importante destacar que tanto homens quanto mulheres, de todas as faixas etárias, podem sofrer de depressão. No entanto, o que se observa é que as mulheres são mais atingidas do que os homens. Os casos de depressão em crianças e idosos podem apresentar algumas características bem específicas e são casos numerosos.
Como Acontece o Desenvolvimento da Depressão?
A doença depressão – na forma de transtorno depressivo – em geral não tem um início claro, ou seja, uma percepção exata de quais os momentos decisivos que fizeram a pessoa ficar deprimida. Nos casos em que se manifestam reações depressivas normais ou reações de ajustamento depressivo é possível saber o que causou a doença.
Existem diversas possíveis causas de depressão, quando essas causas acontecem juntas podem dar o começo na manifestação da doença. A depressão pode ser causada por fatores genéticos, neuroquímicos – através de neurotransmissores cerebrais – que quando são somados a fatores ambientais, psicológicos e sociais podem agravar o quadro.
Fatores Psicológicos, Ambientais e Sociais
Dentre os fatores que pode ajudar a aumentar as chances de a pessoa desenvolver depressão estão o estresse, estilo de vida desregrado e acontecimentos chave como a morte de um ente querido, uma separação, crise de meia-idade entre outros.
O Diagnóstico da Depressão
A depressão se caracteriza por acarretar a pessoa uma tristeza bastante intensa que pode durar quase o dia todo ou ao menos um período de duas semanas. O mais comum é que a pessoa não saiba dizer por que está triste, mas está e sente que nada pode resolver os seus problemas.
Exatamente por isso é tão importante saber como a pessoa se sente e de que maneira ela continua realizando as suas atividades do dia a dia como trabalhar, manter a casa limpa, os cuidados de higiene pessoal, a sua alimentação entre outras. O relacionamento desse indivíduo com outras pessoas também deve ser avaliado para que se possa fazer o diagnóstico da doença e um tratamento médico que possa ser eficiente.
Os Sentimentos de Uma Pessoa Deprimida
A pessoa que está deprimida tem uma sensação de tristeza muito forte e se vê sem esperança de que as coisas melhorem. Pessoas com depressão ficam no que podemos chamar de “fossa”. Porém, boa parte de pessoas que estão passando por uma depressão negam que esses sentimentos existem e então eles podem se manifestar de outras maneiras.
Dentre as formas que esses sentimentos negativos podem tomar está culpar outras pessoas por seus problemas, estar o tempo todo com raiva, ter ataques de ira ou mesmo por sentir dores por todo o corpo que não tem nenhuma explicação clínica. Além disso, atividades que antes davam prazer para o indivíduo podem começar a ser deixadas de lado como passatempos, praticar esportes, vida social.
As pessoas em depressão deixam de realizar essas tarefas porque elas não são mais agradáveis. O apetite pode aumentar ou diminuir com consequente aumento ou perda de peso. O sono também é afetado, pessoas em depressão podem sofrer de insônia tendo grande dificuldade para dormir, acordar no meio da noite ou mesmo mais cedo do que o habitual sem conseguir voltar a dormir. A sensação de cansaço extremo sem motivo físico também é comum.
Como Pensa Uma Pessoa Deprimida
Dentre os pensamentos que uma pessoa em depressão pode ter estão se sentir sem valor, se culpar por questões até mesmo do passado e ter dificuldades para tomar decisões mesmo que simples do dia a dia. Para uma pessoa em depressão as consequências de suas decisões mal tomadas podem ser muito trágicas.
Pensamentos a Respeito da Morte e Tentativas de Suicídio
A morte é um pensamento que pode ocorrer de várias maneiras para uma pessoa em depressão. Podem ser pensamentos a respeito da própria morte e sobre a morte de pessoas próximas. O grande risco é que muitas vezes o deprimido tem pensamentos de viés suicida acreditando que essa é a única saída que possui ou que se trata da única maneira de se livrar do que lhe incomoda.
Os sentimentos e desejos de morrer são consequências da depressão que fazem com que a pessoa sinta que não tem utilidade para nada ou mesmo que acredite que é culpada pelos problemas alheios. A depressão é uma das principais causas de suicídio no mundo em especial para pessoas em depressão que são solitárias.
Isolamento
A tendência de se isolar é comum nas pessoas que estão em depressão, com isso se tem um ciclo vicioso em que se sentir sozinho faz a pessoa se sentir desprezada ao mesmo tempo que deseja ficar só. É importante começar um tratamento médico adequado para evitar que haja a perda de esperança que as coisas podem melhorar.
Vida Pessoal e Relacionamentos
A depressão tem grande influência no dia a dia dos indivíduos que são afetados podendo causar grande tristeza e desânimo. Como essa sensação de tristeza é persistente pode ser muito difícil e doloroso levantar da cama para realizar atividades cotidianas como trabalhar e cuidar da família.
Os relacionamentos também são afetados particularmente o relacionamento amoroso uma vez que pode ocorrer a falta de interesse sexual. As amizades também podem ser deixadas de lado uma vez que o indivíduo tende a um isolamento social. Quanto mais isolada a pessoa estiver mais difícil será recorrer a ajuda de um médico.
O Tratamento da Depressão
Ressaltamos novamente que a depressão é uma doença, ela tem cura quando o indivíduo passa por tratamento adequado. Procurar um médico é muito importante, o tratamento a ser empregado varia de acordo com o perfil do paciente. Nos casos de depressões mais leves pode acontecer de aparecerem poucos sintomas e muito levemente.
O acompanhamento médico é importante, mas o tratamento pode ser feito somente com uso de psicoterápico. Os casos mais graves de depressão podem acarretar em maior prejuízo para o cotidiano do depressivo causando inclusive alucinações e delírios bem como tentativa de suicídio. Para esses casos os especialistas recomenda o acompanhamento psicoterápico junto com o uso de medicamentos.
A depressão é uma enfermidade que atinge duas vezes mais pessoas do sexo feminino do que do sexo masculino em qualquer idade, e se caracteriza por afetar de maneira negativa o humor do paciente, levando-o a sentir tristeza de um modo anormal. De acordo com especialistas no transtorno depressivo, as causas que levaram a pessoa a ficar naquele estado de prostração às vezes são muito difíceis de detectar. Vale ressaltar que a depressão é diferente de reações depressivas que as pessoas podem ter, pois nesse último caso é relativamente fácil identificar o fator desencadeante.
Causas da Depressão
Segundo os profissionais da área de saúde mental, a depressão enquanto doença pode apresentar várias causas que, em conjunto, podem desencadear a enfermidade. Alguns desses fatores são descritos na literatura médica, como: fatores neuroquímicos (neurotransmissores de impulsos cerebrais), genéticos e constituição emocional da pessoa, acrescidos dos fatores sociais, ambientais e psicológicos, como por exemplo, uma situação de forte estresse vivenciada pelo indivíduo. Vale ressaltar que a depressão é uma doença séria e que deve ter um tratamento médico adequado.
Salete Dias