Lei não Divulgada
A grande maioria das mulheres ainda não sabe, mas desde o ano de 1998, foi promulgada uma lei que determina o direito que toda pessoa do sexo feminino, portadora de câncer na mama, possa fazer procedimento cirúrgico de reconstrução da mama, que é um método utilizado, muito eficiente, pois faz com que as alterações na estética provocada pela doença sejam amenizadas, e esse fato, com certeza, contribui para melhorar a auto-estima das mulheres que passaram por esse problema.
No entanto, de acordo com levantamento de dados estatísticos entre o período de janeiro até agosto do ano de 2010, somente mais de quatro mil e quinhentas cirurgias plásticas para reparação foram realizadas, um número muito baixo, se comparado ao índice de ocorrência registrada do tumor mamário, que é em média, de vinte e cinco mil novos casos.
Sugestões para Prevenção do Câncer Mamário
Como o tumor mamário é uma doença que afeta não só a parte orgânica, como também a parte emocional das mulheres fica cada vez mais evidente a necessidade de se prevenir esse tipo de câncer. Em virtude disso, os especialistas dão sugestões, que mesmo já conhecidas por algumas delas, nunca é demais enfatizar.
Acesso às Informações
Os especialistas são unânimes em afirmar, que independente da classe social a qual a mulher pertença, ela deve ter acesso a todas as maneiras de prevenção do câncer de mama e qual o melhor modo de tratá-lo. Essas informações devem ser prestadas pelo médico que a acompanha, em linguagem simples, porém explicativa, para que ela possa entender realmente o que se passa em seu organismo.
Detectar os Sintomas
Os profissionais em oncologia revelam que uma das principais maneiras de se prevenir o câncer de mama, é a mulher ficar sempre atenta, para detectar algum tipo de alteração nos seios.
Nesse caso, a importância do auto-exame é fundamental, para que em um primeiro momento, ela possa verificar os sinais iniciais e poder começar o tratamento precocemente, para garantir sua cura.
Vale ressaltar, que quando a mulher apresentar algum nódulo na mama, terá o direito de receber o diagnostico do exame realizado, em um período de no máximo dois meses.
Terapia de Reposição Hormonal
Os especialistas informam que o tratamento de reposição de hormônios, na fase da pós-menopausa, deve ser acompanhado pelo ginecologista da mulher, pois, segundo estudos científicos realizados, essa terapia pode elevar as chances das mulheres apresentarem o tumor mamário.
É sempre bom lembrar que a manutenção do peso, o ato da amamentação e a prática de atividades físicas regulares, também são formas de prevenir que as células cancerígenas afetem a mama das mulheres. Nunca é demais lembrar que a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada.
Salete Dias