Fármacos e Alimentos Utilizados para Tratar Artrite

Cuidados na Alimentação

De acordo  com os especialistas, as pessoas que sofrem de artrite devem ter uma dieta com alimentos ricos em minerais e vitaminas, principalmente a vitamina E, que é considerada um antioxidante. O cardápio adequado para esses pacientes, é o consumo de frutas e vegetais, além de sementes de girassol, grãos, levedura, germe de trigo, castanha do pará e alho. Para os que gostam de alimentos provenientes do mar, podem consumir os peixes de água fria, para obtenção dos ácidos graxos, em especial o arenque, a cavala e o salmão. Outros alimentos importantes para a nutrição dos portadores de artrite são o grão de soja, a semente de abóbora, o óleo de canola, a semente de linho, o óleo de soja e a noz.

Artrite

Artrite

Substâncias que Favorecem as Cartilagens

Segundo profissionais especializados, existem duas substâncias que são reponsáveis pela formação dos blocos de cartilagem, que cobrem as articulações, que é  parte do corpo onde está o problema da artrite. Esses elementos são chamados de condroitina e glucosamina. De acordo com os especialistas, essas substâncias são comercializadas em forma de suplementos, porém vale ressaltar que só podem ser ingeridas sob a prescrição desses profissionais. Alguns estudos científicos que foram realizados revelaram que esses suplementos apresentavam a propriedade de amenizar as manifestações clínicas, somente da osteoartrite, mas não tinham nenhum outro efeito benéfico sobre as outras complicações decorrentes da doença. Os profissionais também ressaltam a importância da perda de alguns quilos para aqueles pacientes que estão acima do peso, para que consigam aliviar as dores que a artrite provoca.

Novos Medicamentos

Novos Medicamentos

Medicações Utilizadas no Tratamento da Artrite

De acordo com os especialistas em medicina, de um modo geral, o fármaco paracetamol é o primeiro medicamento utilizado para tratamento da osteoartrite normalmente prescrito em até quatro gramas ao dia, o que equivale uma dosagem a cada oito horas, dependendo do caso e do paciente. Essa medicação pode amenizar as dores provocadas pela enfermidade e de uma maneira geral, não proporciona efeitos colaterais ao paciente.Em casos mais graves, os medicamentos antiinflamatórios como por exemplo o ibuprofeno, o naproxeno e a aspirina, são prescritos pelo médico para combater as fortes dores provocadas pela artrite, porém esses fármacos podem provocar alguns efeitos colaterais, se utilizados por muito tempo.

Óleo de Cártamo

Óleo de Cártamo

Segundo especialistas, esses efeitos são frequentemente descritos como formação de  úlceras no estômago do paciente, complicações no aparelho urinário e em alguns casos, problemas cardíacos e sangramentos no aparelho digestivo. Vale ressaltar que nem todas as pessoas apresentarão esses sintomas, isso vai depender de cada caso clínico.

As informações descritas acima servem somente para ampliação do conhecimento do leitor. Se a pessoa apresentar alguns dos sintomas de artrite e suas complicações, deverá procurar imediatamente o acompanhamento de um  profissional especializado, pois somente o médico poderá prescrever os fármacos que serão adequados ao tratamento de cada paciente.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *