Alimentação Adequada
De acordo com especialistas, a alimentação consumida pelos seres humanos pode ser uma excelente aliada no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. Uma dieta adequada poderá acelerar a cura dos pacientes, através da diminuição dos efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia.
Atuação de Profissionais em Conjunto
Profissionais da área de nutrição e de oncologia se uniram para elaborar um manual, com guias para alimentação adequada para pessoas portadoras de câncer. Segundo esses especialistas, a dieta alimentar que é consumida pelo indivíduo doente, é essencial para recuperar o organismo afetado pelos tumores, pois o organisno fica debilitado pelo tratamento de quimioterapia.
Atuação da Quimioterapia no Corpo Humano
De acordo com profissionais especializados em oncologia, o tratamento de quimioterapia é muito agressivo para o organismo humano, pois elimina não só as células cancerígenas, como também as células que estão saudáveis. Em virtude dessa atuação, as células que não estão afetadas pelo câncer, precisam ser refeitas, e nesse caso, o alimento adequado pode servir para auxiliar no processo de restauração, recuperando o organismo da pessoa portadora do tumor. Quando o paciente não se alimenta adequadamente, poderá ter uma série de complicações, que vão desde infecções, inflamações nas mucosas até um quadro clinico de anemia.
Cardápio para Crianças e Mulheres
Os especialistas, ao elaborarem esse guia alimentar, deram maior atenção à dieta das crianças, em virtude da ocorrência de câncer infantil, e das mulheres, devido ao tumor de mama, que afeta grande número delas, levando-as em alguns casos, ao óbito. O cardápio sugerido para auxiliar às pessoas na luta contra o câncer, é baseado na combinação de alimentos nutritivos e ricos em substâncias benéficas ao organismo humano, além de serem de fácil preparo e terem um custo financeiro relativamente baixo . Em especial, no caso das crianças, que precisam além de alimentos saudáveis, os que sejam também agradáveis ao seu paladar, os profissionais selecionaram os alimentos que mais despertam o apetite nos pequenos pacientes.
Efeitos Colaterais e Alimentação
Normalmente os efeitos da quimioterapia têm como consequência a alteração do paladar dos pacientes, além de provocarem em alguns deles, um sabor de metal na boca, além de sensação de dor ao mastigar e perda do olfato. Para os especialistas, a construção de novas receitas, é de importância vital para que esses indivíduos possam ter seu apetite de volta, além de promover neles o hábito de consumir alimentos de qualidade e que serão benéficos ao tratamento. Principalmente no caso do câncer infantil, os pais devem atuar em conjunto com os profissionais, para que as crianças consigam obter os resultados satisfatórios com a nova dieta alimentar adotada. Vale ressaltar que as pessoas que são portadoras de câncer, devem de preferência, procurarem um especialista bem conceituado na área de nutrição para orientá-los sobre quais os melhores alimentos que devem fazer parte de sua dieta, na luta contra a doença.
Salete Dias