Estudos Norte-Americanos
Segundo especialistas em oncologia, os exames que são realizados para detectar o tumor de ovário nas mulheres, na realidade, são diagnosticados quando o câncer já está em um estágio muito elevado, por isso não contribuem para reduzir o número de óbitos causados nas portadoras do tumor. Essa conclusão foi fruto de estudos científicos norte-americanos, onde foram realizados testes em uma média de oitenta mil mulheres, na faixa etária entre cinquenta e sete e setenta e quatro anos, e chegaram à conclusão de que muitas delas fizeram procedimentos cirúrgicos não necessários, depois de obterem os resultados de exames errados, de sangue e de ecografias.
Realização da Pesquisa
De acordo com os pesquisadores, a recomendação dada às mulheres para que façam esses exames todos os anos, não é suficiente para diminuir o índice médio de óbitos por câncer de ovário, e ainda podem causar o aumento de intervenções cirúrgicas invasivas, além dos danos causados por esses procedimentos. Segundo o estudo científico, mais de três mil participantes tiveram diagnóstico totalmente errado, e mais de mil sofreram cirurgia desnecessária em um ovário ou nos dois, apresentando complicações pós-cirúrgicas.
Opções para Melhor Detectar o Câncer de Ovário
Os pesquisadores concluíram que há opções bem melhores para se diagnosticar o tumor no ovário, e citam como exemplo, o acompanhamento que deve ser realizado para detectar pequenas alterações, que podem ser monitoradas através de testagem do sangue CA-125 nos indivíduos. Essa pesquisa revela na verdade, que os exames rotineiros que são realizados anualmente por recomendação médica, não são eficientes em enfermidades como o tumor de ovário, pois esse tipo de câncer normalmente se dissemina para outras partes do corpo da pessoa doente. De acordo com estatísticas, o tumor de ovário é o quinto tipo de câncer que mais leva as mulheres ao óbito, daí a importância desse estudo científico, que enfatiza que os tumores mais agressivos, evoluem rapidamente nas primeiras fases, limitando assim, a capacidade de diagnosticá-los nos exames que são realizados somente uma vez ao ano.
Portanto, vale ressaltar a importância de um exame realizado de maneira correta pelos profissionais especializados, pois dele vai depender a vida das centenas de mulheres, que todos os dias, vão aos consultórios de seus ginecologistas, para fazerem a prevenção do tumor de ovário, que é um dos que causa maior número de óbitos nas pessoas do sexo feminino. Esse estudo cientifico serviu para alertar a população feminina, que outros exames complementares devem ser realizados, para que elas possam combater com eficiência, esse tipo de câncer, tão agressivo, que se não for tratado a tempo, costuma se disseminar por outras partes do organismo humano. È aconselhável às mulheres, caso sintam algum tipo de alteração em seus órgãos genitais, procurarem imediatamente um especialista.
Salete Dias