Escarlatina

O que é Escarlatina

A infecção causada pela bactéria estreptococo beta hemolítico, também conhecida como Streptococcus Pyogenes, recebe o nome de Escarlatina e é infectocontagiosa aguda.

A Escarlatina atinge meninos de 0 a 10 anos e, em sua maioria, aparece como uma complicação da amigdalite. Pode levar de dois à dez dias para os sintomas surgirem, mesmo com a pessoa já tendo contraído a bactéria.

Os Principais Sintomas

Quem adquire a bactéria tem frebe alta, dores de garganta, e além disso, a pele sofre modificações na cor e descamação. Essa doença é caracterizada pela vermelhidão cutânea (causada por uma toxina liberada pela bactéria) que acontece quando as manchas se espalham no corpo, exceto na palmas dos pés, mãos e ao redor da boca.

Outro ponto do corpo que modifica-se por causa da Escarlatina é a língua. No início, a língua é amarela por conta da inflamação, no entanto com o passar do tempo ela solta a pele e acaba ficando vermelha. Em raras ocasiões a língua pode ficar com bolhas.

Prevenção

Não há vacinas contra a Escarlatina, logo a única prevenção possível é evitar pessoas que estejam infectadas.

Transmissão

A transmissão pode se dar pela troca de salivas ou pelo ar, secreção nasal, como quando alguém que tem essa bactéria espirra ou tosse perto de outras pessoas. Além disso, a estreptococo beta hemolítico pode contaminar objetos como roupa, talheres e escova de dentes.

Tratamento

A Escarlatina não têm resistência à penicilina, assim o tratamento pode ser feito com antibióticos. É importante que ao reconhecer os sintomas, o paciente vá imediatamente ao médico e não tome medicamento sem a prescrição médica.

Cuidados

Se essa infecção bacteriana não for tratada devidamente, a pessoa pode ter hemorragias no estômago, intestino e baço. A pessoa também pode ter convulsões, infecção nos tímpanos e rins (nefrite), dores nas articulações e problemas cardiácos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Há mais ou menos 15dias minha filha apresentou um quadro de amigdalite forte com febrealta acima39 graus e os ouvidos bem inflamados,leio medicada apenas com antiinflamatório ja no segundo dia achei melhor procurar um segundo parecer e diagnostico sinusite ,onde foi administrado antibiótico novocilim,passado 15dias retornei ao medico com quadro de escarlatina jquando apareceram as manchas típicas!! Gostaria de saber se a febre e a infecção das amígdalas ja eram escarlatina ou veio a ser ou por demora no tratamento certo ou pura e simplesmente se desenvolveu depois tem algum risco de seqüelas por conta de tomar o antibiótico depois de. Quinze dias da infecção a garganta?estou com muitas duvidas!!!

    Roberta 27 de novembro de 2012 12:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *