A dor lombar é uma das mais comuns entre os brasileiros, apesar disso é difícil precisar as causas desse mal. Por isso mesmo, nem sempre torna-se fácil encontrar um tratamento adequado para esse tipo de enfermidade.
O primeiro passo, portanto, é ter um diagnóstico preciso, ou seja, determinar as causas da dor, para assim poder realizar o tratamento para o caso específico.
Para isso, é claro, é preciso procurar um bom profissional, já que a lombalgia pode estar atrelada a muitos fatores. O ideal é conversar com seu médico sobre o seu caso de modo a identificar as causas da dor.
Dessa forma, o tratamento para a lombalgia pode ser muito diversificado. Isso porque, como já dito, suas causas podem variar. Assim, caso a dor seja advinda de problemas emocionais, por exemplo, ou sedentarismo, o tratamento vai de encontro ao que for mais eficiente para cada caso.
Nesse passo, há casos em que o tratamento pode simplesmente ser o repouso de três a quatro dias, sendo recomendado, principalmente, nos casos de hérnia de disco, por exemplo.
Em outros casos, o tratamento pode de dar através de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Ainda assim, esse uso não deve ser de forma desordenada, nunca é demais lembrar que qualquer medicamento deve ser utilizado com prescrição médica.
Há casos, porém, que deve se adotar uma prática mais incisiva, como o tratamento cirúrgico. Ainda que pareça mais radical, esta pode ser uma prática muito eficiente, conforme o caso.
Uma outra alternativa é a realização de exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura, de modo a sanar problemas como: vícios de postura, por exemplo, evitando assim a dor lombar.
Porém, esses exercícios podem ser muito eficiente, é claro, desde que orientados por profissionais responsáveis e capacitados para isso. Caso contrário, tal prática pode ter o efeito contrário.
Além disso, pode-se optar por tratamentos como a acupuntura, que não só trata a dor, como suas próprias causas. Para saber se essa alternativa pode ser ou não adequada para o seu caso, converse com seu médico e esclareça suas dúvidas.
Seja como for, independente do caso, a qualidade de vida ainda parece ser unanimidade para todo e qualquer caso.
Práticas simples como evitar o sedentarismo e, em contrapartida, a exaustão física. Ter uma boa postura, bem como evitar permanecer por muito tempo na mesma posição, ou realizar movimentos mecânicos por repetidas vezes; e ainda praticar atividades físicas regularmente de modo a fortalecer a musculatura, são alternativas que não apenas previnem como ainda solucionam grande parte dos problemas de dor na região lombar.
Contudo, como se vê, não há um tratamento único e generalizado para toda e qualquer lombalgia, por isso converse com o seu médico e procure o mais adequado para o seu caso.