LER – Lesão por Esforço Repetitivo

É um conjunto de doenças que apareceu mais nitidamente no final da década de 90 e que está intimamente relacionada ao esforço repetitivo, má postura e más condições de trabalho, que acarretam sobrecarga ao sistema músculo esquelético.
É uma doença que ataca principalmente os membros superiores do indivíduo, ocasionando a inflamação dos nervos, tendões e músculos, provocando desde uma leve irritação até em casos extremos, a perda de certos movimentos do membro afetado.

Alvos da LER

Todos aqueles profissionais que utilizem o computador diariamente como ferramenta de trabalho, como jornalistas, digitadores, publicitários, bancários, programadores, enfim todos aqueles que trabalham com computadores e utilizem muito da digitação diariamente. Por ser uma doença completamente interna, nos músculos, não há possibilidade de transmissão por quaisquer meios.
Por não ser uma doença específica e sim uma definição de várias doenças causadas por esforço repetitivo, muitas pessoas dizem que LER não existe, o que existe são a tendinite ou a tenossinovite por exemplo, que são doenças reais, mas que não deixam de ser LER.

Digitador

Diferenças Entre LER e DORT

Anteriormente LER era a doença causada por qualquer esforço repetitivo enquanto que DORT era qualquer doença ocasionada por decorrência do trabalho. Há um consenso entre os profissionais em substituir o termo LER por DORT pois uma pertence ao grupo da outra ou de apenas referir-se como LER/DORT.

Trabalho

História da LER

Apesar de ser um termo em alta evidência agora, a partir da década de 90, devido a grande popularidade dos computadores pessoais, a LER é uma doença que já existe e há relatos desde a idade média.
Conhecida como “Doença dos Escribas”, ela foi muito amenizada depois que Gutemberg inventou a imprensa . O médico suíco Fritz de Quervain descreveu no final do século 19 outro tipo de LER como o “Entorse das Lavadeiras”, que nada mais era que uma tenossinovite que, especialmente nesse caso ficou denominada como “Tenossinovite de Quervain”, em homenagem ao seu descobridor.

Escrita

Não é uma Doença Exclusiva do Trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, as LER não ocorrem somente pelo fruto do trabalho com computadores. Qualquer atividade, seja ela esportiva, ou algum outro tipo de trabalho que esforce repetidas vezes algum músculo ou local que contenham nervos ou tendões é considerada LER.
Outras formas de se contrair uma das doenças que compõe um quadro de LER é através da execução de tarefas com uma postura fora dos padrões ergonômicos ou ainda a submissão de membros inferiores a um pesso, esforço além do que o limite corpóreo aguenta, são fatores certos para que ocorra a LER.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *