O exame físico na enfermagem consiste na avaliação do corpo todo e chamamos de exame físico céfalo caldal, ou céfalo podálico, que significa exame da cabeça aos pés. Este exame geralmente é realizado quando um paciente dá entrada em alguma unidade de saúde, como hospitais e postos de saúde, relatando algum tipo de queixa.O exame pode ser completo céfalo podálico ou então especifico de um local. Se um paciente chega á unidade de saúde com queixas de dores na região do estômago, por exemplo, será realizado um exame específico para aquele local somente.Etapas do exame físicoPara realização deste exame são seguidas quatro etapas. Primeiramente, inicia-se o exame pela inspeção, ou seja, o paciente é voltado com um olhar crítico do enfermeiro, pois o profissional da saúde deve sempre ver o paciente como um todo. Na inspeção, o enfermeiro irá verificar como está a pele, mucosas qual a coloração, se estão ressecadas, se tem presença de lesões, nódulos saltados, varizes nas pernas, estrias, entre outras anormalidades. Além disso, o enfermeiro também verifica se o paciente está consciente, comunicativo e orientado.Logo após esta etapa é realizada a ausculta com o auxilio de um estetoscópio, em que o enfermeiro irá auscultar os sons que o corpo está transmitindo.
Primeiramente, realiza-se a ausculta cárdica para verificar se as bulhas estão normofonéticas e rítmicas em dois tempos (se esta dentro dos padrões normais). Após a ausculta do coração, inicia-se ausculta pulmonar para verificar o tipo de som, se estão crepitantes, com sibilos ou com roncos, estes sons são chamados de ruídos adventícios por serem anormais, e se estão normais são chamados de murmúrios vesiculares.Após esta ausculta verifica-se os sons do abdômen, se tem presença de ruídos peristálticos, e quando há a presença de ruídos, o enfermeiro anota no prontuário do paciente. A próxima etapa será a percussão, momento em que o enfermeiro irá percutir a parte abdominal do paciente através de pequenos golpes, para verificação do tipo de som que irá aparecer quando tocado o local.
por exemplo, lugares ocos como estômago têm um som diferente do lugar onde está localizado o fígado, que não é oco.Caso o lugar oco, que teria um som timpânico, esteja maciço, pode estar ocorrendo hemorragias.A última etapa é a palpação, momento em que o enfermeiro irá palpar as partes do corpo do paciente, verificando sempre algum tipo de anormalidades, como presença de massas, que são nódulos e tumores, presença de gânglios infartados ( linfonodos aumentados devido á alguma patologia) entre outros.Para finalizar o exame físico, o enfermeiro deve sempre realizar a verificação dos sinais vitais, que consiste em aferição da pressão arterial, contagem das respirações por minutos e verificação do pulso, fazendo a contagem dos batimentos cardíacos por minuto, além da temperatura, que geralmente é axilar.