A neuropatia diabética é uma complicação da diabete, que geralmente aparece em quem convive com a doença por mais de 10 anos. Ela consiste na lesão dos nervos, causada pela hiperglicemia, e pode atingir todo o corpo, embora seja mais comum nas pernas e pés.
Os sintomas variam de acordo com quatro diferentes categorias de neuropatia diabética. Quando a neuropatia é periférica (que é o mais comum), os sintomas incluem a dificuldade de perceber dores diferenças de temperatura nos dedos das mãos e dos pés, dores para caminhar, e dores nas juntas, entre outros.
Caso a área afetada seja a dos nervos autonômicos, os sintomas virão da forma da falta de controle de seu corpo nas funções mais básicas como o controle de pressão, temperatura, impotência ou ressecamento vaginal, incontinência urinária, diarreia ou dificuldades para evacuar.
Quando a neuropatia atinge os nervos das coxas, quadris, pernas ou nádegas, os sintomas mais comuns são a dificuldade de se levantar quando sentado, dores intensas na região, fraqueza nos músculos afetados e perda de peso. A neuropatia diabética pode ainda atingir um nervo específico, causando dores e dificuldade de movimento nos músculos ligados a ele.