A doença celíaca é uma doença auto-imune, crônica, ou seja, não tem cura. Esta doença afeta o intestino delgado, que por sua vez não consegue realizar a digestão de alimentos que contêm glúten. Geralmente esta doença é descoberta na infância.Os principais sinais e sintomas da doença celíaca são: diarreia intensa, quando o indivíduo com esta patologia ingere qualquer tipo de alimento que contêm glúten, os quadros de diarreias podem durar de dias ou até mesmo de duas a três semanas.
Pode ocorrer também desconforto abdominal, flatulência (gases); irritabilidade; perca de peso; anemia devido á carência de ferro; fadiga; diminuição da absorção de alguns nutrientes que são descobertos através de exames; edema em membros inferiores; erupções na pele; unhas fracas e queda de cabelo; mudanças de humor e dificuldades para dormir. O que é glúten? E quais alimentos possuem o glúten? Glúten é uma proteína que é composta pela gliadina e a glutenina, que são cadeias protéicas longas.
O glúten é encontrado em qualquer alimento que contém a farinha de trigo, que é o principal alimento consumido pelos humanos mais rico em glúten. Depois, temos a cevada, centeio, malte e a aveia. Estes são os principais alimentos que contém esta proteína. Os alimentos proibidos de acordo com a associação brasileira de doença celíaca são as bebidas alcoólicas como a cerveja, achocolatados, ovomaltine e qualquer outro tipo de bebidas que contêm a cevada, carnes á milanesa (pois possuem farinha), aveias, pães, bolachas, biscoitos e bolos.
As pessoas portadoras da doença celíaca devem estar sempre estar atentas aos rótulos das embalagens, pois alimentos que contém glúten devem sempre estar identificados, e mesmo alimentos que geralmente não possuem o glúten devem ser verificados os rótulos, pois muitas indústrias processam alimentos diferentes na mesma máquina, o que acaba levando pequenas partículas de glúten na composição do alimento. Como tratar a doença celíaca Atualmente o único tratamento existente e eficaz é realizando uma dieta adequada e que seja sem a presença do glúten. Ainda não existem medicamentos para prevenir e acabar com os danos causados pela doença no intestino delgado. Deve ser acionado um nutricionista para elaborar uma dieta adequada, pois cada pessoa necessita de uma dieta, pois a única semelhança será na retirada do glúten. Logo após o início da dieta, a melhora dos sintomas são visíveis logo na primeira semana. A importância de um tratamento correto e uma dieta bem elaborada são as melhoras dos sinais e sintomas, além de atuar na prevenção de doenças mais graves como o câncer de intestino. As crianças devem ter uma atenção maior, pois podem não entender a doença e a importância da dieta, por isso uma boa conversa ou até mesmo um tratamento com psicólogos deve ser realizado.