Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma psicose, não é considerada pelos médicos como uma doença e sim como um transtorno psíquico cronico e severo caracerizado pela apresentação de diversos sintomas como delirios, alucinações e outros de diferente intensidade.

Causas

O Que é e Quais os Sintomas da Esquizofrenia

A esquizofrenia é considerada como uma desordem psiquica severa e muitas vezes incapacitante, que atinge cerca de um por cento da população mundial entre seres humanos de todas as raças, sexos e classes sociais, e na maioria dos casos os sintoma começam a se manifestar a partir dos 15 anos até os 25 anos, apesar de em alguns casos raros iniciar na infância ou ainda na meia idade. Os sintomas da esquizofrenia são classificados em sintomas positivos, sintomas negatvos e sintomas cognitivos. Os sintomas positivos são as alerações das formas de pensamento com alucinações visuais e auditivas, delirios e paranóias que acarretam a perda do contato do paciente com a realidade em tempo integral ou parcial. Com os sintomas negativos os pacientes tem diminuida ou perdem a capacidade de fazer planos, de falar, de expressar suas emoções ou ainda de encontrar prazer no seu cotidiano. Os sintomas cognitivos são a falta de atenção e de memória além de déficits cognitivos importantes. Os sintomas positivos são aqueles mais visíveis pois alteram o comportamento de maneira geral, enquanto os sintomas negativos e cognitivos são os mais dificeis de ser diagnisticados pois  podem se confundir com outras doenças, apesar de serem altamente incapacitantes. Os sintomas da esquizofrenia são diferentes de um paciente para outro e aparecem de forma gradual em alguns pacientes enquanto em outros os sintomas surgem de repente, de forma explosiva e violenta, sem nenhuma indicação anterior. A esquizofrenia se classifica em paranóica, desorganizada, catatónica, indiferenciada, residual, ou hebefrênica, de acordo com a predominancia e/ou associação de sintomas positivos, negativos ou cognitivos.

Esquizofrenia

As Causas e o Tratamento da Esquizofrenia

A esquizofrenia é objeto de muitas pesquisas e estudos cientificos em todo o mundo e foram desenvolvidas diversas teorias acerca das possiveis causas, no entanto até hoje não se conseguiu determinar definitivamente o que causa a esquizorenia, assim acredita-se que a combinação entre fatores genéticos e ambientais favoráveis seja a causa mais provável. Sem saber a causa determinante da esquizofrenia a medicina focaliza seu tratamento apenas na eliminação dos sintomas, através de medicação antipsicótica e terapias psicosocial. As modernas tecnologias desenvolvidas pelos laboratórios farmaceuticos tem desenvolvido drogas modernas muito eficientes que conseguem diminuir e manter sob controle muitos dos sintomas da esquizofrenia fazendo com que alguns pacientes consigam manter uma vida social construtiva, trabalhar e até formar uma família, no entanto a maioria dos pacientes vai ter que lidar com os chamados “sintomas residuais” ao longo de toda a sua vida.

Catatonica

Curiosidade

Existem estudos que defendem uma teoria que explicada de forma corrente afirma que a esquizofrenia seria causada pelo aumento das capacidades cognitivas de uma área privilegiada do cérebro, que em virtude da falta de capacidade de lidar com este potencial entraria em estado de desordem. Essa teoria explicaria alguns casos de pessoas com esquizofrenia que apresentam um alto índice cognitivo, entre eles pessoas que se destacaram na matemática, na musica e outros setores como John Forbes Nash, Syd Barrett Jack Kerouac e Antonin Artaud.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *