A sepse é uma doença que causa infecções graves, são infecções que se espalham por todo organismo humano. Primeiro, a infecção está em um determinado lugar do corpo e ela simplesmente se espalha, causando a infecção generalizada que ocorre através da rede sanguínea.
A falência múltipla de um ou mais órgãos acontece em alguns casos devido à sepse abdominal. A sepse hoje é uma doença que mais causa morte nas UTIs dos hospitais. Já foram feitas diversas pesquisas, na qual existe a informação que o índice de morte causado por sepse aumenta todos os anos.
Na maioria dos casos, ocorre nos pacientes uma infecção grave, acompanhada ou não, de choque séptico, e essa pessoa sente alguns sinais como febre, vaso dilatação generalizada, e tumor (edema generalizado).
Depois que isso acontece, o paciente começa a ter dificuldade para respirar, produz mais ácido carbono e seus batimentos cardíacos tendem a aumentar, causando um grande risco para sua vida. O tratamento pode ser ou não cirúrgico, depende da análise do médico. E se o corpo responder ao tratamento, aí sim, reduz a mortalidade.