Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a doença “demência” não se resume a um único problema de esquecimento de fatos, mas a um caso generalizado. O nome pode ser aplicado a todas as doenças que provocam a alteração na memória, de curta ou de longa duração, desde que associadas a alterações da função cortical, que atualmente é chamada de “raciocínio”.Algumas pessoas confundem a perda de memória com a demência. Contudo, isso é um erro. Para ser caracterizado um quadro de demência, é necessário que pelo menos duas funções do cérebro sejam afetadas.Essa doença pode ser considerada um problema sério, pois pode modificar completamente a vida de uma pessoa. Entre os principais sintomas estão:
- Perda da memória de curto prazo, responsável por armazenar informações do que a pessoa fez nos últimos dias e horas;
- Dificuldade em manter a memória de longo prazo, que se relaciona com o aprendizado adquirido ao longo da vida, quer seja de memórias dos anos que se passaram, de rotinas ou de lembranças de infância;
- Perda da velocidade nas funções corticais superiores, chamadas de “raciocínio”, que correspondem à capacidade de calcular, escrever e unir conhecimentos lógicos.
Todos esses problemas são adquiridos de diversas formas, mas a principal delas é a doença degenerativa. Enfermidades como Mal de Alzheimer, isquemias cerebrais ou diabete melito, costumam desencadear a demência nas pessoas.Outra forma do organismo se tornar demente é por meio de uma doença infecciosa, como meningite, encefalite, AIDS e sífilis. Por fim, traumatismos cranianos também podem causar demência. Todas essas formas de adquirir a demência podem ser evitadas, desde que o paciente siga as orientações médicas rigorosamente.Diagnóstico e Prevenção da Doença O diagnóstico da doença é realizado através de testes de memórias. O especialista deve estar atento à capacidade de seu paciente de memorizar ações e objetos.
Caso haja motivos para a investigação mais profunda do cérebro do paciente, ela será feita através de ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas e punções lombares.A prevenção da demência também é realizada por médicos. Como em muitos casos não há solução para o problema, as pessoas devem fazer check-ups anualmente, não só para essa doença, mas para todas, de um modo geral. Pacientes que apresentam doenças degenerativas ou infecciosas devem tomar mais cuidado com sua saúde mental. É necessário que o médico que acompanha esses casos esteja atento a qualquer alteração nas funções cerebrais.Em caso de dúvidas, procure um médico. Somente um especialista pode cuidar bem da sua saúde. O ideal é que se observe o paciente desde os primeiros sinais de esquecimento, para que assim se possa encaminhar o mais breve possível a um médico.