Há muito tempo os homens sofrem com sua vista cansada. Mesmo que nunca tenham tido problemas para enxergar durante a infância ou a vida adulta, ao chegar aos 40 anos todos se sentem mal ao forçar a vida para fazer uma leitura ou escolher o feijão. Quem já tem antecedentes de doenças oftalmológicas, como astigmatismo ou hipermetropia, tem muito mais problemas para enxergar nessa idade.A presbiopia é uma doença natural do processo de amadurecimento do corpo humano, que aparece em homens e mulheres com 40 anos ou mais. Ela é causada pela perda da elasticidade do cristalino que, cansado, já não pode dar conforto aos olhos que tentam enxergar de perto.
Para tratar o problema existem apenas três soluções.Como tratar a presbiopia A primeira solução é usar óculos. Ao contrário do que muitos pensam, eles não corrigem o grau, apenas auxiliam na visão. Ao tirar os óculos, a pessoa sente a mesma dificuldade em enxergar. Da mesma forma, o grau aumenta gradualmente, ao invés de estabilizar ou diminuir. Esse é um processo natural do corpo humano.A segunda forma de tratar a presbiopia é com o uso de lentes de contato corretivas.
Como esse é um problema mais difícil de ser tratado do que a miopia, a hipermetropia ou o astigmatismo, as lentes de contato, em geral, não se adaptam bem aos olhos de quem tem presbiopia. Mesmo assim, vale a pena tentar, desde que seja com acompanhamento do médico oftalmologista e do contatólogo.Por fim, a forma de tratar presbiopia cujo uso mais cresce no Brasil e no mundo é a cirurgia. Assim como na lente de contato, a cirurgia é realizada com uma técnica chamada monovisão.
Essa técnica consiste em introduzir miopia em um dos olhos através de um lazer. Isso faz com que um olho da pessoa enxergue bem para longe e mal para perto, enquanto o outro enxerga mal para longe e bem para perto. Como ninguém usa um olho de cada vez, a visão intermediária se torna satisfatória.Dessa forma, a pessoa que tem presbiopia tratada através da cirurgia enxerga bem para longe e para perto, pois o cérebro se acostuma a usar o olho correto para cada uma das tarefas. Porém, quando o paciente fizer leitura por um tempo prolongado ou dirigir durante a noite, necessitará ainda utilizar os óculos. Portanto, converse bem com seu médico de confiança antes de tomar qualquer decisão. Só ele pode cuidar bem da saúde de seus olhos.Custos A cirurgia pode ser acobertada por diversos planos de saúde do país. O ideal é que se consulte o plano que pode cobrir os custos e quais são as formas de pagamento.