Estima-se que mais de 50 por cento dos homens entre as idades de 40 e 70 anos sofrem de disfunção erétil em algum momento de suas vidas e cerca de 10 por cento dos homens nessa faixa etária sofrer de completa disfunção erétil.De acordo com estudos científicos, o número de homens com disfunção erétil vai aumentar dramaticamente. Como resultado, a detecção e tratamento eficaz será uma prioridade dos cuidados de saúde. A detecção mais eficaz seria começar em casa com o paciente, mas antes que os sintomas possam ser diagnosticados, a condição deve ser entendida.O que é disfunção erétil?Agora que temos uma melhor compreensão do que é a disfunção erétil, vamos dar uma olhada em algumas das causas da doença. Todo homem tem dificuldade em conseguir uma ereção de vez em quando. Fadiga, ansiedade e consumo excessivo de álcool, entre outros fatores, podem causar um problema ocasional.
Homens que sofrem de uma incapacidade súbita de ter uma ereção, muitas vezes têm uma origem psicológica para essa condição. Normalmente, os homens com esse tipo de problema de ereção continuam a ter ereções enquanto dormem ou quando se levantam pela manhã.Mas um problema ocasional de se atingir uma ereção não é o mesmo que a disfunção. A disfunção erétil é a incapacidade persistente em ter ou manter uma ereção satisfatória para o ato sexual, de acordo com o a OMS. Esta é a definição médica do evento.A anatomia de uma ereção Para entender o que causa a disfunção erétil, é útil compreender a fisiologia do pênis e como uma ereção ocorre. O pênis contém três câmaras. Duas câmaras, emparelhadas em cima, são chamados corpos cavernosos e correm ao longo do comprimento do órgão. Uma câmara na parte inferior é chamada de corpo esponjoso e contém a uretra ou canal urinário.
As câmaras no interior do pênis estão cheios com o tecido esponjoso que, na verdade, é músculo liso semelhante ao músculo do intestino e da bexiga. Em seção transversal, esse músculo liso parece um pouco como um tomate fatiado.O tecido esponjoso contém músculos lisos, tecidos fibrosos, veias, artérias e espaços. Quando o pênis está flácido, as artérias são pequenas, e pouco sangue sai através das veias.A ereção começa com a estimulação mental e física. Impulsos do cérebro e as terminações nervosas do pênis rápidas para liberar óxido nítrico (NO), fazendo com que os músculos lisos dos corpos cavernosos para relaxar, ampliando os espaços e permitem que o sangue flua para dentro.
O sangue cria uma pressão, fazendo com que o pênis cresça.Conseguir uma ereção, então, requer uma seqüência de eventos. Uma vez iniciada, a ereção sexualmente estimulada se mantém por uma interação complexa entre os vasos sanguíneos e nervos. Os músculos tem que relaxar, as artérias se dilatam, e as veias se comprimir – tudo ao mesmo tempo. Se alguma coisa perturbar essa seqüência de eventos, você poderá ter disfunção erétil.