Iontoforese na Estética

Iontoforese – O Tratamento Estético

A técnica de Iontoforese consiste num tratamento estético que atua através da absorção dos princípios ativos ou oligoelementos pela pele. Um aparelho que emite correntes elétricas é usado para tornar possível essa absorção. O tratamento pode ser feito com o uso de diversos tipos de produtos que são administrados conforme o objetivo do tratamento.

Basicamente o tratamento consiste em usar uma corrente galvânica com a ajuda de uma caneta rolo – que faz parte do equipamento – com o objetivo de introduzir substâncias que tem os princípios ativos específicos para o objetivo esperado e que são polarizadas e hidrossolúveis que ajudam a deixar o corpo e o rosto com a pele revitalizada. Nesse tratamento é normal aplicar produtos à base de colágeno, ureia, elastina entre outros.

Indicações Terapêuticas da Iontoforese

A técnica é usada para combater a celulite e a flacidez além de ter ação antienvelhecimento. Também pode ser usada para tratar acne, cicatrizes, rugas, gordura localizada e estrias. Funciona ainda como uma forma de limpar e hidratar a pele em profundidade. Pode ser usada tanto no corpo como no rosto.

Cuidados com a Iontoforese

A realização da técnica de Iontoforese exige alguns cuidados como, por exemplo, ter atenção ao fato de que se pode escolher somente substâncias líquidas uma vez que elas possuem partículas ionizáveis que são indicadas para o tratamento. Do contrário não será realizada a absorção de maneira eficaz. Outro ponto importante é que a concentração das partículas ironizáveis seja adequada para o procedimento.

Quando a concentração iônica é pouca o efeito que se tem não o que se espera. Já no caso de a concentração ser muito alta há o risco de acarretar em queimaduras e outras reações que podem ser indesejáveis. Não é indicado usar pomadas e cremes, pois todos os produtos precisam ser solúveis em água.

Vantagens da Iontoforese

A principal vantagem que a Iontoforese oferece é o fato de que a substância é aplicada de forma direta na área desejada. Isso permite que haja um tratamento mais completo e prolongado. Além disso, se trata de um tratamento estético não invasivo em que não são usadas agulhas ou outros métodos que causem dor.

Contraindicações

Os tratamentos estéticos de Iontoforese não são indicados para áreas cardíacas, locais com feridas ou mesmo em indivíduos que tenham perda de sensibilidade, vertigens, dor de cabeça, irritações cutâneas, problemas de circulação entre outras possíveis reações adversas depois das aplicações.

É importante que as pessoas informem ao seu fisioterapeuta qualquer problema decorrente da Iontoforese para tirar as duas dúvidas e assim poder tratar qualquer possível consequência. Gestantes não devem passar por esse procedimento já que apresenta riscos para o bebê.

Duração do Tratamento

A Iontoforese pode ser realizada diversas vezes na mesma semana, contudo, no caso de pessoas com a pele mais sensível a dica é que sejam realizadas sessões semanais. É importante dizer ainda que a profundidade da administração das substâncias é variável e pode ir dos 6 mm até os 20 mm. Em geral cada sessão de Iontoforese dura em torno de 10 minutos. Para chegar ao objetivo desejado é necessário fazer pelo menos 10 sessões.

Como é Feito o Procedimento

A Iontoforese somente irá funcionar se a corrente galvânica – que possui um fluxo constante de elétrons – passar pela pele. Isso é possível quando se usam dois eletrodos, um deles é positivo (vermelho) e o outro é negativo (preto). A corrente inicia no vermelho e o termina no preto.

Os dois eletrodos são ligados à pele de maneira que a corrente passe pela região da pele que se deseja tratar. A substância que será usada é então aplicada na pele na forma líquida. Especialistas criaram produtos com a concentração indicada para que a pele não seja queimada. Quando os produtos são concentrados em excesso podem causar queimaduras.

Dois Processos

Os dois mecanismos usados para atravessar a corrente pela pele e ionizar a substância são: Eletrorrepulsão e Eletrosmose.

  • Eletrorrepulsão – Trata-se do processo em que se cria um campo elétrico que ajuda a fazer com que as moléculas da substância que seriam absorvidas pela pele sejam repelidas de tal forma a criar uma força que permita ultrapassar a barreira da epiderme.
  • Eletrosmose – Pelo fato de ter uma concentração maior de íons fora das células do que dentro delas o corpo acaba absorvendo os íons mais efetivamente. Isso faz com que haja equilíbrio na sua quantidade. Depois que a sessão termina os ativos que foram usados são melhor absorvidos de maneira que podem obter o resultado desejado.

Possíveis Complicações

Quando a técnica da Iontoforese não é realizada corretamente pode acarretar em queimaduras na pele. Também pode gerar reações indesejadas em relação as substâncias aplicadas. Por isso a grande dica é escolher um estabelecimento de sua confiança para realizar o procedimento e contar com a supervisão de um dermatologista.

Iontoforese – Antes e Depois

Depois de fazer a Iontoforese é possível perceber que existe uma melhora na gordura localizada e também na aparência da celulite. Porém, é importante dizer que os resultados são vistos com mais facilidade nos pacientes que já se encontram no peso ideal e apenas tinha gordura localizada.

Aliados da Iontoforese

Alimentação Saudável e Atividade Física

É interessante que as pessoas que vão passar pela Iontoforese estejam no seu peso ideal para ter melhores resultados. O procedimento tem foco na eliminação da gordura localizada. A melhor maneira de chegar ao peso ideal é aliar uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Drenagem Linfática

A técnica de Iontoforese atua eliminando líquidos que extravasam dos vasos e que se acumulam nos tecidos. A maneira como a gordura é manipulada torna mais fácil a eliminação do líquido retido – que forma a celulite – através do sistema linfático. A metabolização aumenta a chegada de sangue no local e assim torna mais elevadas as trocas metabólicas. A drenagem linfática pode ser usada como um procedimento aliado.

Ultrassom Estético

Um procedimento que se mostra muito eficiente para reduzir medidas e combater a gordura localizada e também a celulite. Contudo, ainda não se tem comprovações que esse procedimento realmente ofereça resultados. Pode ajudar a combater a celulite num grau mais avançado que tem ligação com a gordura localizada.

A iontoforese é uma técnica não invasiva que utiliza a corrente elétrica para potencializar a transferência de determinadas drogas para a pele. É contra indicada quando a pele apresenta lesões, perda de sensibilidade, sensibilidade à droga administrada, sensibilidade a corrente, descompensações cardíacas, uso de marcapasso e outros dispositivos implantados.

Iontoforese na Estética

Iontoforese na Estética

A iontoforese é indicada quando se deseja introduzir um princípio ativo no organismo através da corrente elétrica.Em estética é muito utilizada no tratamento da celulite e da gordura localizada. O tempo de duração de uma sessão varia de acordo com a agressividade do produto, da quantidade aplicada, da intensidade e das precauções tomadas nas primeiras aplicações do tratamento.

Iontoforese na Estética

Iontoforese na Estética

A frequência pode variar de 2 a 3 vezes por semana, dependendo da substância administrada juntamente com a tolerância do paciente. Nos casos agudos o tempo de tratamento é curto, mas em tratamentos crônicos o tempo tende a ser maior.

Iontoforese na Estética

Iontoforese na Estética

Uma vez que os resultados forma alcançados, o tratamento deve ser suspenso, ou nos casos de intolerância aos produtos ou queimadura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estética

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *