Muitas pessoas, quando sentem algum desconforto visual ou verificam que seus olhos estão com aspecto avermelhado, logo conseguem algum colirio e sem nenhuma indicação médica o aplicam, na intenção de conseguir algum alivio. Todos devem estar atentos a uma questão muito importante: Eles são medicamentos e só podem ser instilados com prescrição médica. Isso parece lógico, mas alguns esquecem e usam indiscriminadamente a medicação sem a orientação de um especialista. No caso, por exemplo, quando há vermelhidão, o que ocorre é uma dilatação excessiva dos vasos sanguineos, e muitos utilizam o uso de substancias vasoconstritoras, que até clareiam a visão , dando algum alivio ao individuo e melhorando também sua estetica, pois os olhos avermelhados não condizem com uma boa aparencia,mas também provocam redução do fluxo , agravando o problema, pela falta de irrigação. Esse fator pode predispor a vários processos infecciosos, pela falta de nutrientes e anticorpos, agravando a situação do individuo.
Antibioticos
Um outro fator ainda mais preocupante é o uso de colirios antibioticos e corticoides, sem indicação de um especialista, o que pode trazer problemas graves ao longo do tempo como o surgimento de glaucoma e catarata, doenças de dificil tratamento. Portanto, os médicos sempre indicam que quando houver algum processo estranho na visão da pessoa, essa deve procurar o oftalmologista e evitar a automedicação.
Como Pingar Colirios nos Olhos
Parece muito fácil aplicar o medicamento na visão mas alguns cuidados podem ser importantes nessa hora, pois a instilação inadequada pode causar até danos aos olhos, como excesso da pressão em olhos que foram alvo de uma cirurgia recente, por inabilidade de quem vai aplicá-lo, ou ainda, desperdicio ou aplicação em excesso do medicamento. Nesse segundo caso, poderá haver uma absorção mais rapida da mucosa nasal, aumentando seus efeitos colaterais. Por isso é aconselhavel às pessoas idosas, crianças ou adultos com algum problema que as impeça de utilizar o medicamento, pedir a ajuda de outros para não ocorrer esses problemas. Para facilitar a utilização, os pacientes podem ficar em duas posições: deitados ou sentados. Na primeira, ficando de barriga para cima, deve-se inclinar a cabeça pra trás, fechar os olhos e instilar o colirio no canto do olho virando a cabeça, até perceber que a medicação foi absorvida.
Opções
Na segunda opção, sempre colocando a cabeça para trás, com o dedo, puxe a palpebra inferior para baixo, depositando uma gota, que será drenada pelo sistema lacrimal, indo para a garganta(daí algumas pessoas sentirem um gosto desagradável na boca), indo depois para a corrente sanguinea, e atuando na doença visual, mas também pode haver o aumento de efeitos colaterais, se não houver o uso devido. Por isso a consulta regular ao oftalmologista é o melhor caminho a seguir para quem quer fazer uso de colirios de forma adequada e efetiva.
Salete Dias