Silicone

A preocupação com a aparência e estética tem tomado muitas mulheres nos dias de hoje. A preocupação é geral com o rosto, o nariz perfeito, a pele ideal, aplicação em rugas, cuidados com o cabelo e a preocupação com o corpo, com a barriga seca ou até com uns “gominhos” de tanto realizar abdominais, perna lisa de celulite e definida da academia e proporção e tamanhos ideais do bumbum e seios. A busca por um corpo ideal muitas vezes não depende apenas das horas incansáveis gastas no pilates ou academia realizando as extensas séries de repetições de exercícios, a busca de um corpo satisfatório para a mulher muitas vezes depende de sua genética e na falta do gene que trará sua satisfação corporal muitas optam por caminhos alternativos que as tornarão felizes com seu corpo.

É importante para as mulheres haver uma satisfação com o seu exterior e uma preocupação e manutenção equilibrada do seu corpo e beleza são necessários para um psicológico saudável. Uma das preocupações das mulheres na modernidade é com o tamanho, formato ou volume dos seus seios e isso é algo que depende muito da genética da pessoa e para aquelas que possuem um seio pequeno e desejam tamanhos maiores podem encontrar seu desejo realizado através de cirurgias plásticas que aumentam o volume de seus seios por meio de implantes de silicone e podem também alterar a altura de seus seios.

Cuidados a Serem Tomados Antes de Realizar a Cirurgia

Hoje em dia vemos uma crescente demanda por cirurgias plásticas e essa crescente vem acompanhada do aumento dos casos médico legais. Isso ocorre muitas vezes por colocar no mercado médicos não preparados ou por falta de comunicação adequada entre o médico e seu paciente. Por isso antes de realizar a cirurgia é importante saber referências do médico que estará te acompanhando. Buscar quem já realizou a cirurgia em questão anteriormente e ver o trabalho que o médico realizou na pessoa, além de questionar a pessoa sobre o trabalho daquele profissional. Além de buscar por referências de quem já realizou a cirurgia plástica em questão é importante nas consultas que precedem a cirurgia ser bastante claro com o médico, pois muitas cirurgias que resultam em insatisfação são devidas a uma comunicação não eficiente entre médico e o seu paciente, onde não ficou claro o tamanho da prótese que a paciente queria, ou o formato que a paciente gostaria não foi bem esclarecido ou a altura dos seios não ficou como o desejado devido a falta de esclarecimentos precedentes a cirurgia.

Riscos Da Cirurgia de Implante de Silicone

Um dos riscos da cirurgia é a implante não ficar como o desejado. Para esses casos se for constatado que o erro foi do médico que realizou a cirurgia e não foi devido a uma questão orgânica (como por exemplo a insatisfação por formação de queloide na cicatrização – que depende da forma de cicatrização do organismo da pessoa e não de como foi realizada a cirurgia plástica) a pessoa pode ser indenizada. Se comprovado o dano estético causado pela cirurgia plástica é cabivel indenização por danos morais e materiais e deve-se colocar nessa indenização os custos totais de uma nova cirurgia reparadora.

Anteriormente acreditava-se que outro risco da colocação de prótese de silicone era o aumento da chance de se ter câncer de mama. Mas segundo médico do hospital Albert Einstein a colocação de silicone não é fator de risco para desenvolver o câncer de mama. O que pode ocorrer com a colocação da prótese é a dificuldade em diagnosticar precocemente o câncer de mama, pois o silicone pode prejudicar a visualização correta do exame de mamografia. Por isso em pessoas com prótese de silicone é necessário realizar ultrassonografia e ressonância magnética para detecção precoce. O câncer de mama é uma doença que acomete a glândula mamária, o câncer que pode acometer pessoas com prótese de silicone é o linfoma anaplásico de grande células, mas esses casos de câncer são bem raros (nos Estados Unidos aparecem 3 casos de linfoma anaplásico de grandes células para cada 100 milhões de mulheres por ano). O que ocorre nesse câncer é a formação do linfoma ao redor da cápsula da prótese, que parece ter relação com a inflamação crônica no local e o tipo de prótese colocada (texturizadas tem maior chance).

Outro risco apresentado é a formação de fibrose ao redor da prótese, esses casos ocorrem em aproximadamente 2% dos casos e modifica o formato dos seios. Se isso ocorrer será necessário a troca da prótese de silicone e em alguns casos deve se realizar a sua retirada definitiva.

Cicatriz Da Cirurgia

Para a colocação da prótese de silicone pode se realizar através de cortes transumbilical, ou abaixo dos seios ou na axila. Em cortes realizados no umbigo as próteses de silicone gelatinosas não podem ser utilizadas, podendo ser usadas apenas as salinas. Os cortes realizados abaixo dos seios não são bem aceito por serem visíveis e esteticamente não agradam as mulheres. Os melhores aceito são os cortes realizados na axila, pois não ficam aparentes após a cirurgia, mas exige um cirurgião experiente por ser uma técnica difícil de ser realizada.

Cuidados Posteriores A Cirurgia Para Colocação Da Prótese de Silicone

O tratamento mais utilizado após a cirurgia de aumento das mamas é a drenagem linfática manual. Essa massagem possui manobras monótonas e precisas, as direções dessa massagem devem ser específicas aplicadas com uma pressão pequena e suave e com uma velocidade de realização bem lenta. É importante a realização da drenagem linfática manual pois ela ajuda a diminuir os efeitos da cirurgia, ajudando a diminuir o edema e os hematomas, além de prevenir a formação de quelóides, cicatrizes hipertróficas e retrações teciduais. A drenagem possibilitará uma melhora do desconforto local por diminuir a congestão tecidual. É necessário iniciar o quanto antes a drenagem no pós operatório de colocação de prótese de silicone para se atingir todos os benefícios desse tratamento.

Portanto, para quem deseja aumentar o volume dos seios é importante pré estabelecer como deseja o resultado de sua cirurgia, procurar indicação de cirurgiões experientes e bem formados, explicar claramente como espera que fique o resultado da cirurgia e entender a importância de um acompanhamento e tratamento no pós operatório. Assim a chance de satisfação com o novo formato de seu corpo será bem maior!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgia Plástica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *