Todas as pessoas já sabem que a ingestão excessiva de sal pode fazer mal à saúde dos seres humanos. Mas como isso ocorre e o que é possível fazer para reduzir esses malefícios para o organismo dos indivíduos?
É o que veremos nesse artigo.
Por Que Usar Um Produto Que Substitua O Sal
Segundo especialistas em nutrição e nutrologia, o uso de um substituto para o sal é recomendado se a pessoa for já tiver sido aconselhada por um profissional para reduzir o consumo de sódio.
O substituto mais frequente para o sal é aquele parecido com o que as donas de casa usam na mesa durante as refeições, pois se assemelham muito, tanto no sabor quanto no aspecto. Mas, em vez do “cloreto de sódio, ele utiliza o cloreto de potássio como o ingrediente principal”.
Se a pessoa não estiver recebendo a quantidade suficiente de potássio para seu organismo em uma base diária, isso também será muito prejudicial, principalmente se o individuo já é portador de alguma doença renal, cardíaca, enfermidades no fígado e diabetes cujo corpo não seja capaz por si só de eliminar o excesso de potássio.
Conhecendo Melhor Os Subtítulos do Sal
De acordo com profissionais da área, os produtos que fazem a substituição não se limitam somente ao paladar salgado.
De fato eles, podem ter a qualquer ingrediente para realçar ainda mais o sabor das refeições.
As substâncias que são mais frequentemente utilizadas em substituição ao sal são as especiarias e certas ervas comestíveis, que, quando misturados umas as outras ou ao alimento oferecem aos consumidores uma opção muito melhor e mais saborosa do que o sal.
Porém o mais importante, é que a grande maioria destes produtos que substituem o sal na alimentação é conhecida por possuírem nutrientes benéficos para o corpo humano, e que muitas vezes ainda auxiliam o indivíduo na manutenção de seu peso ideal.
Quanto Menor Se Ingerir Sal Menor Quantidade de Gordura Se Ingere
Muitas pessoas acreditam que o único sabor primário que adiciona gosto e paladar aos alimentos é o salgado, mas se esquecem de outros sabores como o agridoce, por exemplo, que pode ser tão saboroso quanto o sal.
Porém, a pessoa mesmo sem ter conhecimento ingere em sua alimentação mais sal, ou cloreto de sódio, especialmente se sua alimentação for constituída de alimentos processados e fast foods, porque nestes produtos o sal é obrigatório, pois é um ingrediente necessário que aumenta a vida desses produtos nas prateleiras das lojas e supermercados para que sejam vendidos cada vez mais aos consumidores incautos.
O sódio está presente na grande maioria dos alimentos. Quando o indivíduo adiciona sal de cozinha à sua refeição, ele pode ter aumentado a sua quantidade de sódio ingerida em cerca de quarenta por cento, de acordo com especialistas.
Relação Entre O Consumo do Sal e O Aumento de Peso Nos Seres Humanos
Se a pessoa estiver fazendo uma alimentação saudável, e mesmo assim estiver ganhando peso corporal é bem mais provável que a culpa por essa situação seja do consumo de sal nas refeições.
Segundo especialistas, ”a dose diária recomendada de sódio é de entre 2.400 e 3.000 mg ou uma colher de chá rasa”, que é geralmente consumido até três vezes mais pelas pessoas, trazendo malefícios ao seu organismo.
O corpo humano possui hormônios que fazem o armazenamento natural de gorduras.
Uma grande quantidade de sódio irá estimular esses hormônios para aumentar o seu nível de armazenamento de gordura, deixando a pessoa com alguns quilos extras a mais em virtude desse processo.
Um grande armazenamento de sódio também poderá causar danos aos eletrólitos que auxiliam a controlar as funções do corpo humano.
Para que essa concentração fique constante, o organismo dos seres humanos deve fazer uma compensação desencadeando o mecanismo da sede, demandando ingestão de líquidos para suprir essa sede. Nesse caso, a pessoa acaba ficando inchada, que é outro motivo para o aumento do peso corporal.
Quando se usa substitutos para o sal, você a pessoa consegue trazer a sua taxa de sódio até um ponto que seja possível gerenciar não somente o controle de seu peso, mas também auxiliar a mantê-lo saudável.
Substituições Que São Comuns Ao Sal
Todas as donas de casa devem saber que alguns ingredientes tais como alho, cebola e pimenta em pó, além de ervas comestíveis como manjericão, orégano, e alecrim, entre outras podem servir como excelentes substitutos para o sal comumente usados, pois esses ingredientes além de ser mais frequentes de encontrar ainda intensificam ainda mais o paladar dos alimentos.
Além disso, seguindo especialistas, as especiarias são famosas por conseguirem inibir o apetite humano, em virtude principalmente ao seu sabor e o odor muito fortes.
Elas também contêm “propriedades termogênicas” que aumentam o metabolismo humano, permitindo dessa maneira que o indivíduo possa fazer a queima calórica com muito mais rapidez.
Considerações Finais
Com um sistema do trato digestivo bem mais saudável, o organismo dos seres humanos terá mais capacidade para fazer a decomposição dos alimentos e fazer a distribuição necessária dos nutrientes essenciais para várias partes do corpo que precisam deles.
Os complementos alimentares, como por exemplo, o cloreto de sódio, ou como é mais comumente conhecido sal de cozinha, pode ter consequências maléficas para a saúde. Dos seres humanos quando consumido em excesso.
No entanto, as pessoas precisam precisa comer certa quantidade de sal diariamente para que possam manter uma boa saúde e melhor qualidade de vida, por isso é não é aconselhável ingerir grande quantidade de sal, e se a pessoa ingeri-la em muitas doses diárias, poderá trazer muitos malefícios para a sua saúde.
O sal é um ingrediente necessário se utilizado em baixas quantidades pelos indivíduos.
O corpo humano necessita de um pouco de sal, para que possa funcionar normalmente.
O cloreto de sódio, ou sal de mesa como é mais conhecido elas pessoas, se transforma em uma grande quantidade dos líquidos extracelulares no corpo humano.
O sal é capaz de auxiliar as células doe corpo a ingerirem mais nutrientes. Mas cuidado com os excessos.
Se seus filhos quiserem parara na próxima lanchonete e ingerir batas fritas cheias de sal, podem estar fazendo muito mal aos seus organismos, Cabe aos pais cuidar da boa alimentação das crianças.
Salete Dias