Nunca sabemos quando acontecerá uma emergência, mas podemos saber como agir nesses casos. Para te ajudar a passar por situações como acidentes e episódios de complicações de saúde elaboramos um guia de primeiros socorros. O mais importante numa situação de emergência é estar calmo e saber como agir de forma a ajudar quem precisa.
Regras Gerais Para Situações de Emergência
A melhor maneira de proceder em casos de emergência é ter algumas regras, isso facilita fazer o que é necessário mesmo estando muito nervoso.
Regra 1
A primeira regra é ter sempre a mãos números de telefone de socorro como SAMU, hospitais próximos, bombeiros, polícia entre outros. Num caso emergencial contate alguém que possa te ajudar a resolver.
Regra 2
A segunda regra é, no caso de ser um acidente fora de casa, verificar a localização exata da rua, número bem como um ponto de referência próximo. Isso ajuda e muito a equipe de socorro a chegar mais rapidamente.
Regra 3
Mantenha a calma para prestar o socorro, lembre-se que a pessoa que a quem você está ajudando precisa sentir tranquilidade. Além disso, se você estiver nervoso pode acabar causando outras lesões no acidentado e prejudicar o atendimento da equipe de emergências que irá chegar.
Regra 4
Lave as mãos com água e sabão antes de realizar qualquer tipo de procedimento de socorro.
Regra 5
Não se deve prestar os primeiros socorros se a sua própria segurança não está garantida. Por exemplo, se você está num carro que sofreu uma batida e se encontra de alguma forma ferido ou não tem como sair de onde está não tente ajudar os demais, aguarde o socorro, pode ser pior para todos.
Regra 6
Quando lhe forma solicitado pelos socorristas relate o que houve, pois através dessas informações eles saberão como proceder para ajudar a vítima.
Monte Seu Kit de Primeiros Socorros
Para os momentos de emergência é sempre bom manter kits de primeiros socorros a mão. A dica é ter um kit desses em casa e outro no carro. É possível comprar estojos já montados, você encontra em farmácias e supermercados. Se preferir montar o seu kit de primeiros socorros em casa você precisará de: Analgésico, Esparadrapo, Algodão, Antisséptico, Antitérmico, Luvas de látex, Soro fisiológico, Gaze, Termômetro, Micropore e Tesoura.
Primeiros Socorros em Caso de Hemorragias
Se existe um tipo de emergência que deixa todo mundo nervoso é conter uma hemorragia, seja interna ou externa. O sangue por si é um elemento que causa essa sensação de apreensão, mas é importante saber como agir para ajudar a vítima prontamente.
Uma hemorragia é todo e qualquer derramamento de sangue do organismo humano para fora dos seus vasos sanguíneos. O sangue é muito importante para o corpo e por isso mesmo a perda do mesmo em demasia e sem o tratamento adequado pode levar a vítima a um estado de choque e até mesmo a óbito.
Em casos de hemorragias menores a consequência pode ser um quadro de anemia, ou seja, de falta de nutrientes e baixa quantidade de glóbulos vermelhos.
Hemorragia Externa
Sangramento externo que é fácil de verificar, pode acontecer devido a cortes ou perfurações. Esse tipo de hemorragia pode ser contida com técnicas de primeiros socorros.
Hemorragia Interna
Um sangramento que acontece nas camadas mais profundas do organismo com músculos ou órgãos internos. Trata-se de um tipo de hemorragia que pode ser oculta ou então se exteriorizar através de um tipo de hematoma (uma mancha roxa) na região em que o problema está acontecendo. Em geral a hemorragia interna é mais grave devido ao fato de que em grande parte dos casos é invisível.
Primeiros Socorros em Casos de Hemorragia
- – É muito importante que a pessoa que vai prestar os primeiros socorros se mantenha calma e transmita essa calma para a vítima. A tranquilidade é fundamental para passar confiança a vítima.
- – A vítima deve ser deitada na posição horizontal, pois torna mais fácil a circulação do sangue entre o coração e o cérebro.
- – Em seguida é importante tentar estancar o sangramento, para isso coloque sobre o corte, perfuração ou ferimento uma compressa feita de gaze ou então um pano limpo. Se for possível coloque luvas descartáveis antes do procedimento para evitar contaminar o ferimento. Com a compressa faça pressão firme no local, você pode usar uma ou as duas mãos. Tudo depende do tamanho do ferimento, é importante conseguir parar o sangramento.
- – No caso de o pano ou gaze ficar encharcado de sangue não se deve trocar o mesmo, mantenha-o no local e coloque outro por cima. Não se deve interromper o processo de coagulação do sangue que está sendo pressionado.
- – Continue a fazer a compressão até que a hemorragia seja contida, isso leva no mínimo uns 10 minutos.
- – O passo seguinte é fazer uma ligadura compressiva que consiste num curativo que deve ficar bem preso no lugar da hemorragia.
- – Enquanto faz esses procedimentos é importante manter a vítima acordada e tranquila. Não dê comida ou qualquer líquido e mantenha a pessoa bem aquecida.
- – Quando a hemorragia acontece em membros que jorram muito sangue e nos quais não é possível conter o sangramento usando as técnicas de primeiros socorros pode ser necessário fazer um torniquete. O torniquete é um pano que é colocar logo acima do local ferido com o objetivo de parar com o sangramento através da interrupção da circulação sanguínea no local.
- Pelo fato de o torniquete ser uma técnica bastante arriscada deve ser feito somente em último caso. É importante chamar ajuda médica principalmente em casos em que a hemorragia se mantém constante.
- – No caso de hemorragias nasais (sangramentos do nariz) é importante manter a vítima com a cabeça elevada e com o tronco inclinado para a frente para evitar que ela acabe engolindo sangue. Em seguida se deve comprimir a(s) narina(s) que sangra(m) com a ajuda dos dedos. Aplique gelo ou compressas frias e não assoe. Se o sangramento não parar é necessário colocar um tampão de algodão ou gaze, preencha bem a cavidade nasal.