Articulação do Ombro – Movimentos

Nosso corpo é formado por diversas articulações que são fundamentais por permitir a realização de movimentos que permitem nosso manuseio e interação com o mundo que nos rodeia e que está a nossa volta. Uma das articulações de grande importância para nossos movimentos de pegar objetos, elevá-los e manuseá-los com excelência é a articulação do ombro.

O ombro é uma complexa articulação que é formada por outras articulações com suas funções específicas como a articulação glenoumeral, que fica entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula; a articulação acromioclavicular, que liga a clavícula à apófise acromial da escápula; a articulação esternoclavicular, que fica entre a clavícula e o esterno e as ligações da escápula com os músculos da coluna torácica e cervical.

Para a movimentação dessa articulação deve se dar destaque aos músculos que compõe essa região pois eles que serão responsáveis pelos movimentos. Os movimentos que são possíveis de ser realizados pela articulação do ombro são: extensão (que é a elevação do braço para frente), extensão (ao levar braço para trás), abdução (elevar braço na lateral), adução (levar o braço para o lado do corpo), rotação interna e a rotação externa. Para a realização desses movimentos há grupos musculares específicos que são responsáveis por cada um deles.

Dos músculos superficiais encontramos como sendo os mais importantes o trapézio, o deltoide, o supraespinhoso, o tríceps, o peitoral e o bíceps. O músculo deltoide fica logo no início do úmero, ele cobre a cabeça do úmero e tem a função de, junto com outros músculos, impedir que essa articulação se desloque e ajuda no movimento de abdução do ombro. Outro músculo que faz a abdução de ombro, mas mais em seu movimento inicial é o supraespinhoso e é fundamental sua atuação para uma rotação adequada da cabeça do úmero na articulação e impedir seu deslocamento incorreto.

O peitoral é um músculo que está na parte anterior da axila e a parte posterior da axila é formada por grande dorsal e o grande redondo. O músculo trapézio é responsável pelo movimento de elevação do ombro, enquanto o grande dorsal faz o movimento que puxa o braço para baixo.

Cada um dos movimentos do ombro tem limitação em graus para sua realização e o aumento ou diminuição dessa amplitude de movimento da articulação do ombro pode indicar algum tipo de comprometimento do local. O momento de abdução de ombro pode ser realizado com 180 graus de amplitude de movimento o movimento de abdução pode ser feito com 30 a 45 graus de amplitude a partir de seu ponto neutro. O movimento de flexão de ombro pode ter uma amplitude também de 180 graus e de extensão encontramos 30 graus de movimentos. O movimento de rotação interna é limitado pelo corpo e pode chegar a 30 graus movimento e  rotação externa pode chegar a 90 graus de amplitude de movimento.

Quando a lesão de algum músculo ou fratura de algum osso que compõe a articulação do ombro todos esses movimentos são avaliados no momento de fazer a reabilitação, pois muitos desses movimentos estarão debilitados e eles irão guiar a forma de se tratar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *