A lesão de stener é quando ocorre rompimento do ligamento colateral ulnar e esse fica preso atrás da aponeurose do músculo que realiza adução do polegar. Quando isso acontece o movimento do polegar fica prejudicado, além da cicatrização no local ficar comprometida e também haver frouxidão no local.
Estrutura Normal Da Mão
Na mão há ossos do carpo, que são pequenos ossos que ficam perto do punho, há ossos do metacarpo que são ossos mais finos e alongados e as falanges que ficam na região dos dedos. Entre os ossos do metacarpo e as falanges há dois ligamentos, um de cada lado que são chamados de ligamento medial e outro lateral, para fortalecer e estabilizar a articulação entre esses. Esses ligamentos possuem duas partes, uma que se parece com cordões e são mais espessos e outro que faz lembrar a leques e são mais finos.
A parte mais espessa do ligamento fica mais frouxo quando os dedos estão esticados, mas quando se dobram, na flexão de dedos, os ligamentos ficam tensos. Assim, durante esses movimentos essa articulação fica estabilizada não podendo mover para o lado. Na região passam artérias digitais profundas que vem do arco palmar superficial e assim é possível irrigar e nutrir a articulação. Além de vasos passa também nervos digitais que vem do nervo ulnar e vai até a articulação.
A Lesão Do Ligamento Que Gera a Lesão de Stener
A lesão de Stener é também conhecida como lesão do esquiador e ocorre quando há uma força oposta aquele ligamento e essa força é suficiente para fazer com que o ligamento colateral ulnar fique preso. Essa lesão ocorre quando há uma abertura excessiva do polegar, hiperabdução, e em lesão grave pode haver fratura do osso do metacarpo.
A pessoa que lesou esse ligamento irá sentir instabilidade no movimento do polegar, além de sentir seus movimentos fracos ou estar incapaz de realiza-los. Atividades simples que são desenvolvidas com a mão passam a ser dificultadas e a pessoa sente muita dor. Devido a instabilidade que a lesão causa a pessoa pode ter a sensação do dedo estar fora do lugar certo.
Qual Médico Ir Para Diagnosticar e Tratar
Para verificar a lesão de stener a pessoa deve procurar um ortopedista, melhor ainda se esse ortopedista for especialista em mãos. Em exame de ultrassonografia é possível suspeitar da ruptura do ligamento e um dos melhores exames para verificar essa lesão é com Ressonância Magnética.
Como É Realizado O Tratamento
O tratamento pode ser feito através de cirurgia ou pode ser conservador, o que irá determinar o tipo de tratamento será o grau de lesão no local. Quando a lesão do ligamento é parcial muito médicos preferem aconselhar para um tratamento conservador onde é colocado tala para imobilizar a articulação e realização de fisioterapia. A maioria dos médicos acreditam que os tratamentos quando não são cirúrgicos, para essa lesão, os resultados não são seguros.
No tratamento cirúrgico é realizado um corte, geralmente em forma de “S” no polegar e na região irá se observar o ligamento rompido e haverá uma massa no local aumentada e arredondada. É afastado o polegar para poder se ver melhor o ligamento rompido. É reparada a ruptura do ligamento com uma sutura, e geralmente fazem uma sutura do tipo colcheiro horizontal cruzada ou simples, mas isso irá depender de quem está operando. A sutura será importante para aproximar o ligamento do local onde esse será inserido e depois é colocado um cabeçote de metal para estabilizar o ligamento no osso.
Após a operação é importante se atentar a recomendações dos profissionais da área da saúde. Logo após reconstruir o ligamento é importante haver uma imobilização da articulação e é importante se atentar para o posicionamento em que o dedo polegar será imobilizado, devendo ficar em uma posição neutra sem gerar um estiramento no ligamento que foi reparado.
Após a primeira consulta de retorno com o médico deverá iniciar movimentos na articulação, além de realizar drenagem local para evitar que haja edema no pós cirúrgico. Após algumas semanas realizar movimentação livre e circular da articulação, mas deve se evitar peso excessivo. E após umas oito ou nove semanas é importante iniciar um trabalho com movimentos resistidos, para trabalhar a força muscular da mão, geralmente se usa atividades com massinhas e faixas, dentre outros materiais.
É necessário que esse trabalho seja acompanhado por uma equipe adequada e geralmente essa pessoa é encaminhada para ser atendida por um fisioterapeuta especializado em ortopedia, que seguirá protocolos pré estabelecidos para trabalhar com uma pessoa que está vivenciando o pós operatório de reparo de ligamento do polegar.