Astigmatismo tem cura?

Muitas pessoas sofrem com o fato de enxergarem mal. Doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo e até mesmo presbiopia fazem parte do cotidiano de mais de 75% da população mundial. Essas doenças não escolhem idade, cor ou classe social, apenas afetam a visão de suas vítimas de maneira, quase sempre, amoladora.Para todos esses casos, porém, existem tratamentos. O uso de óculos ou lentes de contato corretivas é realizado por quase toda a população do mundo.

Astigmatismo tem cura?

Astigmatismo tem cura?

Somente no Brasil, mais de 40 milhões de pessoas necessitam desses tratamentos para terem uma boa visão. Nem os óculos nem as lentes de contato, porém, são capazes de fazer com que a doença vá embora.Com exceção de alguns poucos casos de pessoas que se tratam desde que são crianças, o tratamento tem o poder de auxiliar no ato de enxergar, mas não de fazer com que o grau acabe, já que no máximo consegue estabilizar. Na maioria das vezes, nem mesmo a cirurgia resolve o problema, já que, na maior parte dos casos, o problema volta após alguns anos.Tanto hipermetropes quanto míopes, que tomam a decisão de realizar cirurgias corretoras, correm o risco de ter o mesmo grau de novo após os 40 anos de idade.

Astigmatismo tem cura?

Astigmatismo tem cura?

Quem tem astigmatismo, porém, não precisa se preocupar com isso.Por ser uma doença que faz com que a córnea da pessoa tenha um formato ovalado, ao contrário da forma circular que os olhos saudáveis têm, a cirurgia é realizada através de um processo diferente das outras doenças oftalmológicas. Como se sabe, o problema de quem apresenta miopia ou hipermetropia é o local onde a luz se concentra e a imagem é formada.Com o passar dos anos, o olho volta a apresentar o mesmo problema, pois são doenças crônicas. Por outro lado, quem sofre com o astigmatismo recebe uma cirurgia corretora do formato da córnea e, nesse caso, raríssimas vezes o organismo volta a desenvolver o mesmo problema.A cirurgia para tratar o astigmatismo, porém, ainda não é realizada pelo Sistema Único de Saúde, ou seja, a rede pública SUS.

Astigmatismo tem cura?

Astigmatismo tem cura?

Por ser considerada uma operação estética, somente clínicas particulares oferecem esse tratamento.Os custos de uma cirurgia para correção de astigmatismo variam por cidade e região.Em geral, elas podem chegar a R$ 4 mil, e podem ser financiadas por alguns planos de saúde.Há ainda a opção de financiar com o próprio hospital e com custos reduzidos e parcelamento em cartão de crédito.Apesar de ser uma cirurgia segura, que quase não oferece riscos aos pacientes, muitos médicos ainda são relutantes em recomendá-la. Para entender todo o processo, é importante que você converse com um médico oftalmologista antes de tomar qualquer decisão, pois só assim a saúde de seus olhos estará garantida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *