O atendimento pré-hospitalar, também chamado de segundo socorro, ou ainda primeiros-socorros, é a primeira linha de atendimento a vítimas de acidentes em geral, recebendo os primeiros cuidados para que estabilize a saúde antes de ir para o hospital tratar os cuidados com mais acuidade. Também pode ser chamado de resgate, por ser realizado também por paramédicos e bombeiros.
Os primeiros-socorros são destinados principalmente para vítimas de traumas decorrentes de acidentes violentos, como acontece no trânsito, fábricas, ou mesmo domésticos. Também ocorre em casos de violência urbana, com vítimas de baleamento, esfaqueadas ou espancadas. Algumas situações relacionadas a saúde da vítima, como paradas cardíacas, crises convulsivas, entre outras, precisam do atendimento pré-hospitalar para serem mantidas vivas para o tratamento, adiantando o trabalho de resgate dos paramédicos. Para cada caso, os cuidados são diferentes, com esquemas de auxílio que se adequam ao estado da vítima e da situação que o socorrista se encontra.
O atendimento pré-hospitalar é realizado apenas por profissionais treinados, como socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Pessoas que não possuem o conhecimento necessário para realizar o segundo socorro não devem intervir de maneira alguma no enfermo. Nestes casos, o mínimo que se pode fazer é acionar o resgate, informando nome, idade, onde está e como a vítima sofreu o acidente, e isolar a área, para que se evite novos acidentes com outras pessoas ou novas injúrias ao enfermo.
Além de socorristas, os primeiros-socorros podem ser realizados por bombeiros militares, paramédicos, e bombeiros civis. No Brasil, este serviço é realizado principalmente pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de equipes especializadas dos bombeiros, divididas de acordo com a gravidade do acidente. Alguns hospitais particulares também dispõem de equipes de salvamento, acionadas em casos de extrema urgência, como necessidade de cirurgias e exames, por exemplo.
O principal objetivo do atendimento pré-hospitalar é tirar os vitimados de áreas ou situações de risco, como incêndios, ferragens, afogamento, entre outras, preocupando-se em levar o paciente para um lugar seguro e realizar o devido tratamento, antes de seguirem para o hospital. Em determinadas situações, a gravidade é tamanha que é preciso apenas os mínimos cuidados para o transporte, afim de enviar as vitimas para o centro médico o quanto antes.
Existem instituições que ministram cursos e palestras sobre atendimento pré-hospitalar. Bombeiros civis e militares ocasionalmente abrem vagas para provas de admissão, em que os candidatos aprendem todo o necessário para o salvamento de vítimas. Você pode conferir as datas dos cursos no site dos bombeiros (http://bit.ly/aXfEbn).
Instituições particulares também costumam oferecer cursos sazonais de primeiros-socorros para leigos e futuros socorristas, para que possam agir sem medo durante um acidente. Dois bons lugares que realizam estes cursos são o Salute (http://bit.ly/vudSzO), e o Serv (http://bit.ly/uFiv06), que oferecem uma estrutura excelente para os alunos.