Toda infecção do fígado causada por um vírus é chamada de hepatite. Existem outras hepatites provocadas por bactérias, medicamentos e tóxicos.
Voltando a infecção do fígado, provocada por um vírus, ela pode ser aguda ou crônica. Na maioria dos casos, a tipo aguda pode evoluir e transforma-se em crônica.
A hepatite é chamada do tipo crônica porque não tem cura ao fim de 6 meses, além disso, ela pode evoluir-se para uma cirrose, e até mesmo, em casos mais raros, para um câncer do fígado.
A hepatite viral pode ter seus sintomas confundidos como os de uma gripe, por exemplo, outro sintomasão os olhos e a pele que ficam na cor amarelada, chamado de icterícia. Além disso, uma pessoa com infecção no fígado, hepatite viral, pode apresentar a urina na cor escura (tipo vinho), falta de apetite, náuseas, vômitos e cansaço.
O diagnóstico para hepatite crônica depende de um exame de sangue, já que os sintomas não são evidentes como na hepatite aguda.
Só existe um tratamento específico para o caso das hepatites crônicas, as agudas são tratadas para eliminação do vírus.
A hepatite viral pode atingir qualquer pessoa, homem ou mulher, sem limite de idade, porém, é possível preveni-lá, adotando hábitos de higiene saudáveis.
Vírus Da Hepatite A
Este vírus provoca somente a hepatite aguda e praticamente todos os doentes conseguem se curar. Eliminada a infecção, o fígado volta a funcionar normalmente, sem sequelas.
A infecção por este tipo de vírus ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
Vírus Da Hepatite B
Também causa a hepatite aguda, mas neste caso o risco de transformar-se em uma hepatite crônica é muito grande.
A contaminação da hepatite B acontece através do sangue de uma pessoa infectada, relações sexuais sem proteção, na gravidez em que uma mãe infectada passa para o filho, no compartilhar uma seringa com outro infectado, fazendo tatuagens, colocando piercings e furando orelha (com material não esterilizado) e compartilhando objetos de uso pessoal (escova de dente, lâmina de barbear, etc).
É imprescindível tratar a hepatite B o quanto antes, para que ela não evolua para uma cirrose ou câncer do fígado.
Vírus Da Hepatite C
Esta tipologia de vírus é capaz de provocar hepatite crônica ou aguda. Neste caso, a maior parte da hepatite aguda transforma-se em crônica. A transmissão ocorre principalmente através do sangue.
Vírus Da Hepatite D
Este tipo de vírus ataca as pessoas que já estão infectadas pelo tipo B e tornam a doença ainda mais grave. A transmissão acontece do mesmo modo que da hepatite B.
Vírus Da Hepatite E
Provoca a hepatite aguda, assim como o tipo A. Não se transforma em hepatite crônica e pode ser muito grave quando contamina mulheres grávidas.