O banho de assento é uma técnica usada para curar irritações, infecções ou outras enfermidades nas partes baixas do corpo humano, ou seja, nas partes dos sistemas reprodutores e urinários, masculinos e femininos. Essa prática é aplica a muito tempo, desde as épocas mais antigos, uma vez que existem registros históricos de que a muitos séculos atrás as pessoas já tinham esse costume nos casos de problemas nesta área.
O que mais foi mudando ao longo dos anos, foram os produtos usados nesses banhos de assento, antigamente eram usados principalmente as ervas naturais, plantas, etc. Nos dias de hoje ainda podem ser usadas muitas ervas, mas outros produtos foram adicionados à essas listas, tais como o vinagre, remédios especifico, alguns pozinhos vendidos nas farmácias, entre outros.
Lembre-se que para fazer um banho de assento que vá de fato beneficiar as suas partes intimas, é muito importante que antes de você usar um recipiente ou uma bacia para o mesmo, você desinfete essa bacia, ou seja, que você passe álcool na superfície da mesma, para que assim o risco de alguma infecção durante o processo diminua, afinal ninguém quer resolver um problema ganhando outro, não é mesmo?
Aconselha-se que a pessoa a fazer o banho de assento fique sentada no recipiente pelo período de alguns minutos, não há a necessidade de ficar horas por ali, geralmente o médico que lhe indicar esse procedimento, também irá indicar o tempo de permanência. O banho de assento pode ser feito também em banheiras, ou em bidês, apesar de nesses últimos ser mais difícil de se fazer a desinfecção.
Um dos produtos mais indicados para se fazer um banho de assento é o vinagre, isso porque não é segredo para ninguém que esse produto que tantas vezes usamos na nossa alimentação, é um potente remédio para muitas coisas, principalmente o vinagre de maça que é produzido de maneira mais natural e tem muitas propriedades positivas.
Acredita-se que entre as propriedades benéficas do vinagre estão acabar com fungos, vírus e bactérias e portanto, com muitas das doenças que podem atingir o nosso corpo, principalmente as regiões intimas, que estão frequentemente úmidas e em local escuro, portanto propensas ao surgimento de certos microrganismos, além disso melhora o corrimento e situações de ardência.
O vinagre de álcool por sua vez é um vinagre feito a partir de processos menos naturais e mais industrializados, por esse motivo ele contém alguns produtos que são indesejáveis para a nossa saúde, como os conservantes, entre outros químicos, além de tudo isso ele ainda é mais ácido, portanto, pode agredir mais o nosso corpo.
Dito tudo isso, podemos dizer que talvez não seja tão seguro usar o vinagre de álcool como produto para fazer o seu banho de assento uma vez que ele pode irritar severamente a sua região intima, que é uma das regiões mais sensíveis e delicadas do corpo humano, de preferência sempre ao vinagre de maça, a menos que tenha alguma indicação médica para o uso do vinagre de álcool, o que provavelmente não acontecerá.
O vinagre de maça é poderoso para as partes intimas porque ele tem um Ph semelhante ao da vagina, por exemplo, por isso ele não é agressivo para ela e ainda traz muitos benefícios, mas lembre-se não se deve usar muito vinagre, apenas algumas colheres, 2 ou 3 dependendo do seu problema, já são mais do que suficientes.