Quais Os Sintomas Do Cortisol Alto?

Hormônio Cortisol:

O cortisol é um hormônio produzido pelo corpo humano nas glândulas suprarrenais que ficam localizadas acima dos rins. A função desse hormônio é a de ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir as inflamações, contribuir para o funcionamento imune e manter os níveis de açúcar no sangue contrates e a pressão arterial.

Ele também é o responsável por ativar no corpo situações de emergência, mandando impulsos nervosos ao hipotálamo para ajudar ao corpo a ter respostas físicas sobre o problema, e a pressão arterial e o açúcar no sangue, ajudam a proporcionar uma possível fuga.

Cortisol

Cortisol

Ele é muito importante para o funcionamento do corpo, pois além do que foi citado acima ele garante um bom funcionamento para o corpo, melhorando a capacidade integrativa do organismo com o meio, buscando restaurar a homeostase, ou seja, o equilíbrio interno após um evento estressante, por isso é conhecido como o hormônio do estresse.

Apesar de muito importante o excesso e a falta de cortisol no corpo podem levar a series complicações.

Cortisol Alto

O aumento de cortisol no sangue pode aumentar o risco de algumas doenças como a diabetes, hipertensão arterial, depressão e a síndrome de Cushing e ainda estimular o acumulo de gordura abdominal.

O médico geralmente desconfia que o paciente esteja com o cortisol alto quando apresenta alguns sintomas, como aumento rápido de peso e gordura abdominal, pressão alta, diabetes de osteoporose. Ao desconfiar ele pode pedir um exame simples de nível de cortisol por uma simples dosagem que pode ser feita por exame de sangue, saliva ou de urina.

Principais Causas

O uso de remédios corticoides, como a prednisona ou dexametasona, por mais de 15 dias, é considerada a mais causa de excesso de cortisol no sangue. Mas há também outras causas, essas são: o estresse crônico e sono irregular, estresse muscular, tumor cerebral e difusão das glândulas adrenais.

Como o cortisol é o hormônio responsável pela nossa defesa, as vezes o nosso cérebro interpreta o estresse como uma ameaça e libera o cortisol para o combatê-lo. Geralmente se o estresse é apenas uma vez ou outra o nível de cortisol volta ao normal com o processo fisiológico voltando a normalidade, porem se o estresse crônico e se há uma intensa atividade física, que frequentemente cause estresse muscular os níveis de cortisol podem disparar. O estresse está tão ligado a esse hormônio que alguns médicos utilizam o nível de cortisol para medir o nível de estresse.

Ilustração Química do Cortisol

Ilustração Química do Cortisol

Já um tumor cerebral pode estimular a secreção de cortisol pelas gandulas suprarrenais, pode ser algum tipo de tumor que cause a difusão das glândulas adrenais ou uma desregulação das células.

Possíveis Efeitos E Sintomas:

Alguns efeitos que podem ser observados com o aumento do cortisol: Aumento de peso, diabetes, osteoporose, aumento do estresse, irritabilidade, depressão, colesterol alto, redução de músculo e fraqueza muscular, pressão alta, redução das defesas do organismo, fragilidade da pele, aumento de feridas, manchas e estrias na pele, aumento dos níveis de hormônios masculinos no corpo e nas mulheres ainda podem causar alterações no ciclo menstrual, dificuldades para engravidar.

Como Baixar O Nível De Cortisol

Antes de tudo é sempre importante procurar um médico para ter certeza de um diagnóstico, o clínico geral irá encaminha-lo para um endócrino que irá lhe auxiliar com o tratamento e irá acompanha-lo.

A primeira atitude para reduzir o cortisol é descobrir a causa que está elevando o seu nível. Depois começar uma dieta que inclua alimentos que controlam o cortisol, o açúcar presente no sangue e o estresse. E acompanhado da dieta, fazer atividades físicas e controle do estresse e da ansiedade com psicoterapia e momentos de lazer.

Se o médico perceber que o aumento de cortisol foi causado pelo uso continuo de corticoides, o médico deverá fazer uma retirada gradativa do medicamento. E se a causa for um tumor, o tratamento deve ser feito com a retirada do tumor e uso de medicamentos que controlam esse hormônio, como metirapona e aminoglutetimida.

Lembre-se sempre que o acompanhamento médico é indispensável e cuidado ao tomar medicamentos sem prescrição medica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *