Bicarbonato com Limão Para Azia

A alcalinidade produzida pelo limão junto com o bicarbonato apresenta inúmeras propriedades positivas para a saúde dos seres humanos, muito embora, como quase todas as questões relacionadas a utilização de remédios, sendo eles caseiros ou não, há quem apoie as controvérsias dos benefícios e que, inclusive, diga que, na realidade, o que ocorre é uma espécie de efeito placebo. Em contrapartida, mais especificamente no caso da utilização da mistura de bicarbonato com limão, há quem defenda, inclusive, o seu efeito anticancerígeno, apesar de não existirem estudos científicos que sustentem essa hipótese.

Tanto o limão quanto o bicarbonato, de maneira individual, já trazem muitos benefícios para a saúde. Juntos, então, promovem uma potencialização desses benefícios, o que faz com que essa dupla pontue ainda mais perante os tratamentos caseiros para várias coisas. No entanto, deve ser ressaltado o fato de que esses benefícios, na realidade, são observações realizadas a partir de pessoas que fizeram o uso desses produtos e não são estudos científicos. Algumas pessoas, inclusive, fazem o uso desses dois produtos para promover o emagrecimento. De fato, algumas propriedades de se misturar suco de limão com bicarbonato facilitam a perda dos quilos a mais.

A propriedade que mais se destaca com essa mistura é a alcalinidade. De uma maneira bastante generalizada, o nosso organismo, quando com alguns problemas ou algumas alterações orgânicas, tende a ter o pH diminuído, isso é, tende a ficar mais ácido. Sendo assim, o consumo de uma substância alcalina, faz com que esse pH aumente e que, consequentemente, o organismo fique menos ácido, melhorando seu potencial de cura ou de reparo daquilo que está alterado ou em sofrimento. Ademais, o equilíbrio do pH favorece um efeito de desintoxicação do organismo, além de fazer com que as células tenham um melhor funcionamento.


Outro fator de melhora com o uso do suco de limão com bicarbonato é o trato gastrointestinal, uma vez que a alcalinidade da mistura diminui um pouco a acidez do estômago, o que melhora o seu funcionamento nos casos de pessoas que sofrem com o excesso de liberação de ácido clorídrico pela mucosa do estômago. A capacidade de desintoxicação, já mencionada anteriormente, provém, na verdade, do efeito da mistura do suco de limão com o bicarbonato sobre o fígado, uma vez que promove a potencialização desse órgão para que ele trabalhe melhor efetuando a eliminação das toxinas, principalmente fazendo com que elas cheguem de maneira não tóxica aos rins e, por fim, sejam eliminadas com segurança através da urina.

Essa mistura também é muito rica em vitamina C e em potássio, que são facilitadores para a manutenção da juventude, a grosso modo, uma vez que são precursores para a produção de substâncias orgânicas que são as principais responsáveis pelo retardo do envelhecimento. Assim, há quem diga que essa mistura melhora o aspecto dos cabelos, bem como da pele, além de promover a manutenção da capacidade de memória e do funcionamento mental, de uma maneira generalizada.

Para a realização da mistura, primeiramente deve ser extraído o sumo de um limão que, em um copo contendo água, deverá ser misturado com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Em seguida, a mistura poderá ser bebida, de preferência, sem a utilização de adoçantes e em jejum, uma vez que, dessa maneira, as suas propriedades são melhor absorvidas.

Uma das contraindicações para a utilização dessa mistura é justamente a gastrite, uma vez que o limão, por ser ácido, pode causar um efeito de piora à essa situação, a menos que essa mistura seja muito bem preparada e que, na verdade, fique realmente alcalina, o que vai promover um efeito antiácido, ajudando a melhorar os efeitos causados pela gastrite. Quem apresenta qualquer tipo de sensibilidade ou de alergia, por mínima que seja, ao limão ou ao bicarbonato, também deve evitar fazer o uso dessa mistura.

Um outro fator muito importante e que a grande maioria das pessoas acaba se esquecendo é o fato de que o bicarbonato, por ter sódio, pode causar efeitos de aumento da pressão arterial nas pessoas que sofrem com hipertensão arterial sistêmica. Isso porque, mesmo com o uso de medicações que promovem o controle da pressão arterial, a ingestão de sódio a mais do que o normal pode gerar a necessidade de ajustamento da dose das medicações. Sendo assim, nesses casos, o ideal é sempre procurar a orientação de um médico que irá autorizar ou restringir o uso da mistura do suco de limão com o bicarbonato de sódio.

No caso da azia, ela é, de uma maneira geral, um problema que é gerado pela fraqueza ou pelo mal funcionamento do esfíncter do estômago em sua junção com o esôfago. Assim, o conteúdo que se encontra no estômago acaba ascendendo para o esôfago. Devido ao fato do conteúdo gástrico ser ácido, ao entrar em contato com a mucosa do esôfago, que não está habituada a esse pH, faz com que o indivíduo que sofre com esse problema, sinta uma espécie de queimação, que pode ou não chegar até a orofaringe, a garganta.

Isso consiste, basicamente em refluxo gastroesofágico, que pode ser crônico ou eventual, dependendo do comportamento da pessoa ou do que ela consome em sua alimentação. O efeito do bicarbonato sobre esse problema é de alívio devido a sua propriedade alcalina, como já referido anteriormente, apesar de esse efeito não durar muito tempo, uma vez que o efeito do bicarbonato não é muito prolongado. Sendo assim, a pessoa costuma a ingerir cada vez mais bicarbonato, na tentativa de sustentar a melhora dos sintomas. O grande problema é o fato de o estômago produzir cada vez mais ácido, devido à chegada de substância alcalina, o bicarbonato. Assim, o uso de bicarbonato para a azia pode gerar um efeito contrário do que na verdade é o desejado, por isso, o limão, quanto utilizado juntamente com o bicarbonato, ameniza um pouco a alcalinidade e reduz a potência desse efeito contrário, embora quando o limão se encontra em maior concentração, piore ainda mais a situação da azia.

O que pode se concluir com isso é o fato de que a mistura de limão com bicarbonato pode causar melhorias temporárias para a azia, uma vez que efeitos adversos podem ocorrer. O ideal é procurar um médico, de preferência, que seja especialista, para elucidar a verdadeira causa dessa azia e poder resolver o problema de maneira definitiva e com o acompanhamento devido e adequado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *