Muitas doenças dos dias de hoje hoje em dia tem sido comuns no mundo, principalmente aqueles em que há como fator agravante o estresses e o estilo de vida inadequado como, hábito de fumar e ingerir comidas não saudáveis. Uma das doenças que tem acometido um grande número de pessoas é a gastrite e por mais que não seja uma doença que deixe a pessoa de cama logo no início da doença essa é uma doença que limita as pessoas em suas atividades diárias e pode gerar problemas maiores e muito graves de saúde se não forem tratadas adequadamente.
Primeiramente vamos falar um pouco do que é a gastrite para depois falar mais de seu tratamento e alívio dos sintomas indesejáveis! A gastrite é uma doença que acomete a mucosa do estômago e gera uma inflamação no local e há vários fatores que podem gerar essa doença, como uso abusivo e prolongado de bebidas alcoólicas, dieta inadequada, uso de tabagismo, uso de medicamentos, estresse, trauma, procedimentos cirúrgicos, insuficiência hepática, infecções sistêmicas e um dos principais e que ganha muita atenção é devido o Helicobacter pylor.
O h. pylori é transmitido de pessoa a pessoa e a higiene adequada pode limitar a transmissão desse agente. O álcool e medicamentos podem gerar a gastrite, pois são agentes que danificam a mucosa do estômago gerando lesões que podem se tornar crônicas. Muitos pacientes podem ter a lesão e não apresentar os sintomas típicos, mas quem apresenta sintomas geralmente sente uma dor em queimação na região do estômago, além de náuseas, vômitos e dor na região do abdômen. Algumas pessoas chegam a apresentar diarreia ocasionando uma perda de peso considerável.
Para aliviar os sintomas há medicamentos específicos que geram o alívio inicial, mas o ideal é realizar o tratamento adequado e cada fator que causa o acometimento da gastrite recebe um tratamento adequado. Por isso, o ideal é ir ao médico para realizar exames que vão mostrar o fator causal da gastrite. Se, por exemplo, a causa da gastrite for ingesta rápida de alimentos a pessoa receberá orientações da forma ideal de se alimentar. Se for devido a uma ingesta excessiva de café será cortado o café de sua rotina. Para pessoas sob muito estresse e ansiosas pode ser receitado medicamentos ansiolíticos e realizado orientações para ter momentos de lazer e práticas de atividade física ou ioga para relaxar.
Mas se for verificado que a gastrite é devido ao H. pylori o tratamento convencional é com o uso de antimicrobianos e algumas pessoas podem voltar a ter essa gastrite mesmo após tratamento adequado. Além de medicamentos antimicrobianos é interessante associar a uma alimentação adequada durante o tratamento. Um alimento que se mostrou apropriado para a eliminação do micro organismo é a ingestão de brotos de brócolis que demonstrou ter um grande potencial para acabar com o H. pylori, pois esse alimento possui a sulforaphane que é agente bactericida e bacteriostática. É importante após tratamento continuar a ter hábitos saudáveis e continuar a ingerir alimentos como frutas, hortaliças e alimentos ricos em vitamina C, E e carotenoides, pois esses tem sido associados a diminuição de lesão gástrica.
Remédios Para Alívio Do Sintoma de Gastrite
Para quem está sofrendo com os sintomas de gastrite e deseja um medicamento de alívio antes de consultar o médico há remédios como omeprazol, nexium ou anti ácidos, como hidróxido de alumínio, carbonato de cálcio que vão causar o efeito desejado. Mas o ideal é procurar o médico e realizar o diagnóstico adequado e o tratamento mais conveniente, pois o uso crônico de alguns medicamentos como o do omeprazol possui efeitos adversos que podem ser prejudiciais ao organismo e podem até mesmo favorecer a instalação de câncer no estômago.