Cebola Crua Faz Mal Para o Estômago?

Hoje em dia as pessoas se preocupam um pouco mais com sua saúde e muitos tem acesso maior e mais fácil a diversas formas de manter uma qualidade de vida melhor e mais saudável rotineiramente. Vemos informações constantes sobre alimentos, chás e outras substâncias que proporcionam uma qualidade de vida melhor e alguns que podem até prevenir de diversas doenças que tem sido comum nos dias atuais, assim como temos mais informações sobre alimentos e substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo e podem influenciar as pessoas para terem doenças que podem se agravar e ocasionar câncer e outras doenças secundárias ainda mais graves.

Uma das doenças que tem se tornado comum devido estilo de vida e hábitos alimentares da população é a gastrite e são vários os fatores que influenciam nessa doença. Uma dúvida que muitas pessoas tem é em relação a ingestão de cebola, se este alimento pode ocasionar ou vir a piorar quem sofre desta doença. Vamos conhecer um pouco mais sobre a gastrite e depois falar sobre como a cebola influencia positivamente ou não nesta doença.

A gastrite é uma doença que chega a adoecer mais da metade da população do mundo todo e a maioria das pessoas que a possuem não sentem os sintomas. Uma das maiores causas de gastrite é devido a infecção pela bactéria H. pylori e dentre outras causas está a má ingestão alimentar, o estresse excessivo, uso excessivo de cafeína, dentre outros.

A gastrite é quando ocorre uma infecção na mucosa que reveste a parede do estômago e devido essa inflamação as pessoas passam a sentir dores na região superior do abdômen e essas dores podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos, azia. A dor geralmente é em queimação e alguns casos melhoram após refeição e outros pioram com a refeição. Quando a lesão persiste pode ser essa até mesmo um fator de risco para desenvolver câncer no local, por isso deve ser tratada adequadamente.

Em relação a cebola, ao contrário do que muitos podem acreditar, esse alimento não faz mal para o estômago e não gera a gastrite, mas muito pelo contrário, a cebola pode ajudar a prevenir no acometimento da parede do estômago, pois a cebola possui flavonoides e essa substância pode ajudar a não deixar que a mucosa estomacal seja danificada. Há pesquisas acerca de flavonoides que mostram que essa substância pode lentificar o crescimento da bactéria H. pylori, que é uma das principais bactérias que causam danos na parede do estômago levando a gastrite.

Além da cebola há outros alimentos que ajudam a prevenir e combater a gastrite, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, ou que auxiliam no processo de digestão de alimentos, ou auxiliam na diminuição dos sintomas que a gastrite causa, ou ainda diminuem a atividade nociva de muitos microorganismos. Alguns desses alimentos são o repolho, a batata, o bicarbonato de sódio (que auxilia a diminuir o desconforto da gastrite ao neutralizar a acidez local), a erva doce, a malva, a camomila, a raiz de alcaçuz, gengibre, dentre vários outros alimentos.

Se algum dos sintomas citados no texto acima estiverem presentes é fundamental procurar um médico para verificar a causa de gastrite, pois cada causa exige um tratamento diferenciado e esse tratamento é determinado após análises clínicas e exames laboratoriais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *