Músculo Flexor Superficial dos Dedos

Diversos são os músculos que compõem o nosso corpo. Eles são divididos de maneira geral em músculo esquelético, músculo cardíaco e músculo liso. O músculo esquelético compõem a maioria dos músculos de nosso corpo e eles fazem movimento voluntário, ou seja, os movimentos que a pessoa deseja realizar para exercer alguma função então essa musculatura se contraem para a realização desse movimento. Suas fibras distinguem das fibras de um músculo cardíaco e músculo liso. O músculo cardíaco é o músculo do coração e ele tem suas especificidades para poder ter energia para haver um funcionamento rápido e eficiente durante toda a vida e o músculo liso é o músculo que recobre órgãos e vísceras, como o músculo que recobre o intestino humano que deve manter sua movimentação independente de um comando consciente do indivíduo.

Hoje vamos falar de músculo esquelético. A maioria deles tem um grupo de músculo que é antagonista ao seu movimento. Por exemplo um dos músculos mais conhecidos, o bíceps, ele realizada a flexão de braço e há o seu antagonista, que é muito conhecido também, o tríceps braquial. Hoje vamos falar melhor sobre um outro músculo do membro superior, o músculo flexor superficial dos dedos.

O músculo flexor superficial dos dedos é um dos que compõe o antebraço e ele, como o próprio nome diz, realiza a flexão dos dedos, mas especificamente realiza a flexão da falange média do segundo, terceiro, quarto e quinto dedo da mão. Esse músculo tem a sua origem no osso úmero, na região de epicôndilo medial e no osso ulna, na região do processo coronóide e também no osso rádio na região proximal borda anterior. Esse músculo vai se inserir em quatro locais diferentes, que são a base da segunda, terceira, quarta e quinta falange média dos dedos da mão.

Esse  músculo recebe a vascularização da artéria braquial, que é uma das principais artérias do braço. A artéria braquial é a continuação da artéria axilar, a axilar após passar da região das axilas, mais especificamente após passar pelo músculo redondo maior essa passa a se chamar artéria braquial e quando essa chega na região do cotovelo, na fossa cubital a artéria braquial irá se dividir em artéria radial e artéria ulnar e essas vão percorrer ao longo do antebraço. O local onde a artéria braquial pode ser melhor sentido, palpado, é na região anterior e distal do braço e esse é o local onde é colocado o esteto no momento em que vai se aferir a pressão arterial de um individuo.

O músculo Flexor superficial dos dedos é inervado pelo nervo mediano, do plexo braquial. O nervo mediano é proveniente dos ramos laterais e medial e inerva a grande maioria dos músculos que estão no antebraço e realizam a flexão. O nervo mediano passa pela axila próximo ao músculo redondo maior e percorre o braço. Esse nervo vai seguir junto com a artéria braquial e ao chegar no cotovelo, na fossa cubital esse nervo cruza para anterior para seguir medial a artéria distal do braço.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *