Como Acalmar a Mente e Aliviar o Estresse

Você já notou que quando se concentra em apenas um sentido, tato, visão, audição, olfato ou paladar, começa a se sentir melhor? Este é o segredo para se sentir mais calmo, porque, dessa forma, a mente para de alimentar a ansiedade ao tornar-se mais consciente do que está acontecendo no corpo. Quando você faz isso passa a se preocupar com o presente e deixa de lado as preocupações com o futuro.

Confira, a seguir, algumas maneiras de acalmar a sua mente e não deixar que preocupações desnecessárias tirem a sua paz.

Aprenda a Respirar Corretamente

Você sabia que nós respiramos de maneira incorreta durante a maior parte do tempo? Todo ser humano respira cerca de 25.920 vezes por dia, por isso é importante aprendermos a fazer isso corretamente.

A respiração superficial pode levar a hiperventilação e pode agravar quadros de ansiedade e ataques de pânico. Quando não se respira da forma correta, não se recebe o oxigênio suficiente e, assim, os pulmões não são usados com a sua capacidade total. Por incrível que pareça, o simples ato de respirar corretamente evita pensamentos como:

E se…

Por que não eu…

Se eu não tivesse…

Quando você começa a respirar corretamente, tem a sua preocupação e estresse reduzidos de forma natural. Além disso, há uma melhora na postura, na digestão e no equilíbrio.

Tente fazer isso. Expire longamente, mantenha a boca aberta, o ar irá para o abdômen e você irá senti-lo inchar. Respirar da forma correta irá fazer com que o funcionamento do seu cérebro se normalize e assim os níveis de ansiedade diminuem.

Observe 5 Objetos Perto de Você

Estes objetos podem ser qualquer coisa que esteja próxima de você. Se estiver na rua, indo para o trabalho, por exemplo, pode ser uma árvore, uma casa, nuvens brancas, a luz do sol, ou como o vento sopra através das árvores. Observe detalhes como cor, movimento e a interação entre luz e sombra.

Este é um ótimo exercício para distrair a mente. Quando você percebe, já estará no trabalho. Pode ser que você não consiga se lembrar de todos os detalhes que observou no caminho. Mas certamente o estresse e a ansiedade terão ido embora.

Use o Seu Olfato

Alguma vez você já se perguntou qual o cheiro da sua casa? A próxima vez que você chegar em casa, faça um esforço para sentir o cheiro do local em que você vive. Tente sentir o cheiro das frutas, das flores e dos alimentos do ambiente.

Como em todos os outros exercícios, quando você usa seus sentidos e volta a sua atenção para algo, as preocupações são empurradas para o fundo da mente. Ao encaixar essa prática na sua rotina, você irá conseguir muitos benefícios ​​ao longo do tempo.

Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas basta começar para notar que os resultados são impressionantes. Você irá notar uma melhora na clareza mental e na produtividade no trabalho e nos estudos. Isso é tão eficiente que grandes empresas como a Apple e o Google usam esse tipo de treinamento para ajudar os seus funcionários a se sentirem melhor.

Mantenha-se Atento ao Andar Pela Rua

Quando você se mantém atento ao andar pela sua está se tornando muito mais em sintonia com:

O ambiente, os sons, a paisagem e cheiros

O ar ao seu redor, o tempo e o céu

Como seu corpo se move

Sua respiração

Ao agir assim andando pela rua, você vai notar que a sua mente está mais calma e você vai se sentir mais revigorado. Existem também outros benefícios, como a diminuição da pressão e uma melhora nas articulações, que proporcionam mais flexibilidade.

Seja Uma Pessoa Mais Positiva

Muitas vezes, a negatividade pode assumir a nossa vida. Pense a respeito das coisas boas da sua vida, do seu trabalho e dos seus relacionamentos. Você tem muito a agradecer. Faça uma lista dessas coisas e a mantenha perto de sua cama para que você possa refletir sobre isso antes de dormir.

É comum que nunca paremos para pensar nas coisas boas que já vivemos e em tudo o que conquistamos. Comece a pensar diariamente nas coisas boas que já aconteceram. Tenha gratidão por tudo de bom que já aconteceu. Isso irá ajudá-lo se tornar uma pessoa mais positiva, e, consequentemente, mais calma.

É natural que você tenha dúvidas se isso realmente funciona, mas só terá a resposta se tentar. Tente enxergar da seguinte maneira: Aproveite para entrar em contato com a realidade. Pense nas suas últimas férias. Você conheceu novos lugares e fez um monte de coisas novas. Apesar de ter feito tanta coisa, você voltou das férias descansado e, certamente, muito mais calmo. Muitas vezes, fazer várias coisas não nos cansa, mas sim nos ajuda a relaxar.

Não Leve a Vida Tão a Sério

Levar uma vida mais leve parece ser complicado para as pessoas que costumam ficar tensas com coisas pequenas. Mas saiba que é possível sim mudar a sua postura e passar a ver as coisas com menos tensão. Claro que é impossível simplesmente dormir e acordar mudado no dia seguinte. Esse tipo de mudança é algo que deve ocorrer de forma gradual.

Comece, aos poucos, a mudar a sua atitude. Separe as coisas com as quais você costuma se preocupar, analise se elas são realmente importantes. Deixe de lado as situações pequenas e comece, gradualmente, a se preocupar menos com elas.

Uma dica interessante é encontrar uma pessoa, amigo, familiar ou mesmo um companheiro (a) que tenha essa leveza. Estar cercado de pessoas assim irá te ajudar a se acalmar. Pessoas calmas nos acalmam, assim como pessoas tensas nos deixam nervosos.

Conclusão

Para concluir, devemos reforçar que a mudança está dentro de você. Se alguém espera que o ambiente ao redor mude para se sentir calmo, pode desistir. Pessoas verdadeiramente calmas são aquelas que conseguem se sentir assim mesmo em meio ao caos. Mude a si mesmo e, então, conseguirá transformar as pessoas ao seu redor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *