Como Auxiliar a Gestante na Hora do Parto

O parto é um momento muito especial em que a mamãe finalmente tem a chance de ver o rostinho do seu bebê. Nos últimos anos várias campanhas têm sido feitas com o objetivo de incentivar que cada vez mais gestantes optem pelo parto normal. O que se percebeu é que cada vez mais mulheres vinham optando por cesarianas e então se tornou importante falar mais a respeito do parto.

Pensando nisso vamos dar algumas dicas de como ajudar a gestante antes e na hora do parto. Com um pequeno auxílio às gestantes podem ter muito mais facilidade para dar a luz a bebês saudáveis. Lembre-se o quanto esse momento é importante e bonito, ajude da maneira que puder e tenha uma lembrança especial.

Técnicas

As técnicas que vamos descrever abaixo podem ajudar na hora do parto.

Massagem do Períneo

A própria gestante pode fazer essa massagem no períneo, os médicos indicam fazer esse procedimento nas seis semanas derradeiras antes do parto. Todos os dias a gestante deve fazer uma massagem no períneo usando um óleo de amêndoas, mas fique atento que deve ser de boa qualidade.

O objetivo da massagem é fazer com que os tecidos musculares do entorno da vagina adquiram mais elasticidade e assim previnam uma ruptura eventual do períneo no momento de dar a luz. De preferência faça esse tipo de massagem depois do banho.

Técnicas de Respiração

Para tornar o momento de dar a luz mais tranquilo é interessante que a gestante passe por cursos preparatórios com profissionais qualificados como enfermeiras para aprender truques como certos tipos de respiração que tornam as dores mais amenas. Além da respiração são ensinados nesses cursos movimentos específicos para facilitar a saída do bebê. Ressaltamos que na sala de parto haverá essa orientação então não se preocupe se você não tem como fazer esses cursos.

Treino Para Amamentar

Devemos dizer que existe uma grande controversa nessa questão de se preparar para amamentar uma vez que se trata muito menos de uma questão de se preparar de forma prática e muito mais de assumir uma postura em frente ao corpo. Durante muito tempo houve a recomendação de que as mulheres que iriam amamentar esfregassem os seus mamilos todos os dias usando uma escova de dentes antes do bebê nascer. A ideia era que isso deixaria a pele da região mais resistente.

Contudo, se percebeu que isso não apresentava resultados práticos uma vez que o corpo cuida disso sozinho. O processo de amamentação é diferente para cada mulher e também para cada bebê. Alguns bebês tem na amamentação uma atividade prazerosa e então demoram para se alimentar enquanto outros são mais ansiosos e acabam mamando com mais rapidez. Tem até alguns bebês que mamam somente quando estão com muita fome.

Exatamente por isso dizemos que se trata muito mais de um conhecimento entre a mãe e o bebê, estabeleça uma relação com o seu filho e tenha paciência. Lembre-se que o aleitamento materno oferece um desenvolvimento saudável e ainda cria uma relação muito próxima e íntima entre mãe e filho. Saiba ainda que não tem uma data fixada para que se deixe de amamentar.

Dicas Práticas Para o Parto

Beba Muita Água

O trabalho de parto faz com que as mulheres percam muita água em especial por respirarem pela boca. Muitas gestantes esquecem que precisam beber água durante todo o processo, a dica é beber pelo menos um copo de água por hora. Para garantir um momento de tranquilidade tenha uma garrafa ou copo de água sempre por perto. Lembre-se de beber devagar a água, pois mesmo que esteja com muita sede não faz bem beber um copo inteiro num único gole nesse momento.

Urine de Cócoras

Quando a bexiga está cheia atrapalha o trabalho de parto uma vez que fica no caminho do seu bebê. Então urine sempre que sentir que a bexiga está enchendo, pode ser uma vez por hora. A melhor posição para urinar durante o trabalho de parto é de cócoras, uma dica é urinar no chuveiro. Trata-se de uma posição mais fisiológica para o parto e ainda ajuda a gestante a relaxar os esfíncteres da sua região pélvica enquanto urina. Esse é o mesmo movimento que irá ser feito para que o bebê possa sair.

Não Contraia a Mandíbula

Já percebeu que quando as pessoas sentem uma dor muito forte tendem a contrair a sua mandíbula? Durante o trabalho de parto isso não deve ser feito, pois esse tipo de contração somente dificulta as coisas já que inicia um processo de contração que acaba travando a saída do bebê.  A melhor reação durante as contrações é abrir a boca e soltar aquele “aaaa” que ajuda a abrir bem a garganta o que facilita na dilatação.

Bolsa de Água Quente

O calor ajuda e muito no alívio das dores, muitas mulheres já a tem como aliada durante as cólicas menstruais. No momento do parto essa bolsa também pode ajudar, posicione-a nas costas ou na barriga. Uma dica é enrolar uma canga entorno da bolsa de água quente e então amarrar a bolsa em si mesma.

Alimentação

Durante o trabalho de parto a mulher ainda sente necessidade de se alimentar, ou seja, fome. Contudo, algumas mulheres não querem se alimentar porque estão sentindo muita dor e outras não conseguem porque as contrações acabam fazendo com que elas vomitem.

Para que não falte energia durante esse processo e para que não apareça uma hipoglicemia é importante se alimentar antes e se precisar de alimento durante pode ser interessante diluir uma colher de mel em cada copo de água de maneira que ela receba algo como um soro glicosado.

Cuidado com os Exercícios

Algumas posições podem ajudar no trabalho de parto, contudo, não é necessário realizar uma grande quantidade de exercícios para apressar o bebê. É mais importante que a mulher esteja com energia e forças para realizar os movimentos expulsivos. Então se fazer esses exercícios vai te deixar cansada demais para o momento chave do parto é melhor não fazê-los.

Em casos onde as mulheres não conseguem chegar até  a maternidade para terem seus filhos, algumas providências podem ser tomadas pelas pessoas que estão próximas a ela. Por exemplo, quando a bolsa rompe, ver se as contrações são a cada dois minutos. Se já for possível ver a cabeça da criança, a gestante já está em trabalho de parto.

Cuidados que Devem ser Tomados

Alguns cuidados devem ser tomados para auxiliar as parturientes, como por exemplo, afastar as pessoas curiosas que não irão ajudar, chamar  socorro médico, lavar bem as mãos, deitar a grávida em um local higienizado, afastando suas pernas e elevando seus joelhos.

Vale ressaltar que a pessoa que está ajudando a criança a sair não deve puxar sua cabeça, somente sustentá-la para que tanto o cordão umbilical quanto o bebê saiam da maneira mais natural possível. Quando a criança nascer, é aconselhável fazer uma limpeza no nariz e na boca e verificar se ela  está respirando. Caso ela  não esteja, a pessoa deve colocar o bebê de cabeça para baixo e  dar palmadas bem leves em suas costas, como fazem os médicos na maternidade.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *